Dinamarca apoia “totalmente” ataques dos EUA no Iêmen, por tráfego marítimo
Dinamarca entra nas discussões diplomáticas e afirma "apoiar totalmente" o ataque realizado pelos EUA e Reino Unido...
O ministro do Exterior da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, declarou que o país apoia “totalmente” os ataques liderados por EUA e Reino Unido contra o grupo rebelde Huti no Iêmen. A declaração foi feita nesta sexta-feira, 12, registra a agência Reuters.
Ameaças ao tráfego marítimo
A afirmação foi feita uma semana depois de a Dinamarca se juntar ao pedido dos EUA exortando os Hutis a cessarem seus ataques ao transporte marítimo comercial no Mar Vermelho.
Rasmussen expressou assim sua preocupação:
“Será uma conta enorme se os hutis conseguirem forçar o tráfego marítimo internacional a se afastar do Mar Vermelho e do Canal de Suez. 12% de todos os navios civis navegam exatamente por esse estreito.”
Impacto no comércio e desvio de rotas
A Maersk, empresa de transporte marítimo sediada na Dinamarca, anunciou anteriormente que iria desviar todos os seus navios de carga das rotas do Mar Vermelho em torno do Cabo da Boa Esperança, na África, por tempo indeterminado. A empresa alertou seus clientes para se prepararem para um grande transtorno.
Ataques dos Estados Unidos e Reino Unido
O ataque realizado na quinta-feira, 11, deixou o mundo inteiro em alerta após Estados Unidos e Reino Unido se juntarem em ataque conjunto contra os hutis no Iêmen. Após o ocorrido, a Rússia convocou uma reunião de emergência na sede da ONU.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)