“Deus salve o czar!”, escreve Dugin nos 72 anos de Putin
"Deus salve o czar!", escreveu o ideólogo russo ultranacionalista Alexander Dugin, que há muito defende a unificação dos territórios de língua russa e outros em um vasto novo império russo
Vladimir Putin foi aclamado como um “czar” em seu 72º aniversário na segunda-feira, 7 de outubro, por alguns apoiadores que disseram que o ex-espião da KGB levantou a Rússia e trará a vitória contra o Ocidente na guerra da Ucrânia.
Apresentado pelos líderes ocidentais como um autocrata, assassino e criminoso de guerra, Putin viu sua popularidade aumentar dentro da Rússia desde que ordenou que milhares de tropas entrassem na Ucrânia em fevereiro de 2022, de acordo com pesquisas de opinião russas.
“Deus salve o czar!”, escreveu o ideólogo russo ultranacionalista Alexander Dugin, que há muito defende a unificação dos territórios de língua russa e outros em um vasto novo império russo que, segundo ele, deve incluir a Ucrânia.
“Putin governa o país com confiança e sem pressa. E sempre será assim – bem, quase”, Dugin acrescentou em sua saudação de aniversário, postada em seu canal de mensagens do Telegram minutos depois da meia-noite.
Quem deu os parabéns a Putin?
As saudações de aniversário para Putin, que agora superou a expectativa de vida masculina russa em três anos, estão chegando principalmente de aliados em sua guerra contra a Ucrânia.
O amigo firme, o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko, disse com entusiasmo em sua mensagem de aniversário.: “Seu profundo entendimento da missão histórica da Rússia, responsabilidade pessoal pelo destino do povo e da Pátria se tornaram uma garantia confiável de fortalecimento de sua soberania “,
O líder checheno Ramzan Kadyrov, outro apoiador-chave da invasão em larga escala do Kremlin, disse: “Hoje, amigos, é o aniversário do nosso líder nacional, Comandante Supremo em Chefe, Presidente da Rússia Vladimir Putin!” em uma mensagem de felicitações em suas redes sociais.
“Sem dúvida, este é um dia significativo para toda a nossa Pátria”, acrescentou Kadyrov.
Enquanto isso, o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan, que tem tentado promover laços mais próximos com a UE, disse: “Caro Vladimir Vladimirovich, aceite meus sinceros parabéns e os melhores votos pelo seu aniversário”. Pashinyan acrescentou: “Desejo a você, caro Vladimir Vladimirovich, saúde, sucesso e tudo de bom.”
Ainda não houve nada público, até a publicação dessa nota, dos outros melhores amigos de Putin — o ditador norte-coreano Kim Jong Un, o governante chinês Xi Jinping e o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei. O presidente do Brasil, Lula da Silva, que parabenizou Putin na ocasião da farsa eleitoral que o consagrou presidente novamente, ainda não se manifestou publicamente sobre o natalício do tirano russo.
Líder mais longevo desde Stalin
Putin, que assumiu o cargo mais alto do Kremlin apenas oito anos após a queda da União Soviética em 1991, é o líder do Kremlin com mais tempo de serviço desde Josef Stalin, que morreu em sua dacha fora de Moscou em 1953, aos 74 anos.
Ao contrário da maioria dos líderes históricos da Rússia, Putin não tem um sucessor visível. Ele também não tem rivais sérios, de acordo com várias fontes russas. Ele agora está preso no que as autoridades russas dizem ser o confronto mais grave com o Ocidente – cujas economias combinadas são pelo menos 20 vezes maiores que as da Rússia – desde o auge da Guerra Fria.
Leia também: Assessor especial de Putin celebra parceria com Brasil
Rússia fecha com o Talibã e quer que Ocidente suspenda sanções
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)