Deslizamento deixa ao menos 25 mortos na China
O número de vítimas fatais decorrentes de um deslizamento de terra que aconteceu nesta terça-feira, 22, na província de Yunnan, na China, subiu para 25.
O número de vítimas fatais decorrentes de um deslizamento de terra que aconteceu nesta segunda-feira, 22, na província de Yunnan, na China, subiu para 25.
As equipes de resgate têm enfrentado condições extremas, como temperaturas congelantes e neve, enquanto trabalham para localizar as pessoas desaparecidas.
De acordo com a estatal Televisão Central da China (CCTV), as equipes de resgate passaram a noite inteira escavando montes profundos de terra no local do deslizamento, que ocorreu no condado de Zhenxiong. A instabilidade do solo tem impedido o uso de máquinas grandes nas operações.
Condições do solo prejudicam as buscas
Segundo uma reportagem do veículo de mídia local The Cover, um socorrista explicou que a utilização dessas máquinas é arriscada, uma vez que a escavação por baixo pode provocar mais desmoronamentos. “É difícil realizar operações mecânicas em grande escala e o resgate no local é extremamente desafiador“, afirmou o trabalhador.
Após o deslizamento ocorrido na segunda-feira, pelo menos 47 pessoas pertencentes a 18 famílias foram reportadas como desaparecidas, conforme informações divulgadas pela CCTV.
Das 47 pessoas, 25 foram confirmadas como mortas e outras 19 ainda estão desaparecidas. As equipes de resgate já conseguiram encontrar três sobreviventes.
A comissão nacional de saúde informou que duas pessoas foram hospitalizadas com ferimentos na cabeça e no corpo. O deslizamento de terra atingiu dois vilarejos na cidade de Zhaotong, localizada no sudoeste do país.
Um morador identificado apenas como Gu, que testemunhou o deslizamento, relatou à TV estatal da província vizinha de Guizhou: “A montanha simplesmente desabou e dezenas de pessoas foram soterradas.”
Mais de 500 pessoas foram evacuadas de suas casas como medida preventiva, conforme relatado pela CCTV.
Causas incertas
Ainda não há informações oficiais sobre o que teria causado este deslizamento. Porém, a província de Yunnan, assim como outras regiões do sul do país, estão enfrentando atualmente uma onda de frio extremo, com temperaturas próximas ou abaixo de zero, de acordo com o Centro Meteorológico Nacional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)