DeSantis: “Degradação política do sistema de justiça”
O governador da Flórida, Ron DeSantis, criticou veementemente o recente veredicto contra Donald Trump, afirmando que o processo foi politicamente manipulado
O governador da Flórida, Ron DeSantis, criticou veementemente o recente veredicto contra Donald Trump em seu perfil oficial no X, afirmando que o processo foi politicamente manipulado. DeSantis acusou de viés o “promotor esquerdista”, um “juiz partidário” e um júri representativo de um dos “enclaves mais esquerdistas da América” como responsáveis pelo resultado do julgamento.
“Hoje, o veredicto representa o cume de um processo legal que foi adaptado à vontade política dos atores envolvidos: um promotor esquerdista, um juiz partidário e um júri refletindo um dos enclaves mais esquerdistas da América—tudo em um esforço para ‘pegar’ Donald Trump,” declarou DeSantis. Segundo ele, a acusação, que envolve violações de registros comerciais de quase uma década atrás, evidencia a “degradação política do sistema de justiça” em locais como Nova York.
DeSantis questionou a seriedade do caso, destacando que as mesmas autoridades frequentemente desculpam condutas criminosas, colocando em risco os cidadãos cumpridores da lei. Ele afirmou que o tratamento dado a Trump foi excepcionalmente severo e politicamente motivado: “Se o réu não fosse Donald Trump, este caso nunca teria sido levado adiante, o juiz nunca teria emitido sentenças semelhantes e o júri nunca teria retornado um veredicto de culpado.”
Para o governador da Flórida, o estado de direito nos Estados Unidos deve ser aplicado de forma imparcial, sem se tornar refém de agendas políticas. “Na América, o estado de direito deve ser aplicado de maneira desapaixonada e equilibrada, não se tornar cativo da agenda política de alguns,” concluiu DeSantis.
“O julgamento foi uma paródia de justiça”
Ben Shapiro, o mais popular comentarista conservador dos Estados Unidos, publicou um editorial no The Ben Shapiro Show do Daily Wire intitulado “O julgamento foi uma paródia de justiça”.
O programa foi ao ar nesta sexta, 30, e Shapiro comentou sobre a condenação de Donald Trump em 34 crimes, destacando falhas no processo e as possíveis consequências políticas. Segundo Shapiro, “o julgamento foi uma paródia de justiça e foi armado pelo promotor do distrito de Manhattan para se tornar mais famoso e poderoso”. Ele criticou o método pelo qual Trump foi condenado, alegando que “a lei não tem nada a ver com este veredito, era tudo sobre pegar Donald Trump”.
Shapiro também previu que as repercussões políticas seriam significativas, afirmando: “Se Joe Biden acredita que isso de alguma forma será benéfico para ele, está enganado”. Ele argumenta que a condenação pode fortalecer a base de apoio de Trump em vez de enfraquecê-la.
Sobre a possibilidade de adiamento da sentença, Shapiro comentou que os advogados de Trump tentarão postergar a sentença até após as eleições, mas acredita que o juiz negará o pedido: “Trump será arrastado para a prisão hoje”. Ele também criticou o juiz Juan Merchán, afirmando que “a probabilidade de uma reversão no sistema estadual ou federal é alta”.
Shapiro mencionou ainda a percepção pública e o impacto nas eleições, dizendo que “as pesquisas mostram que uma grande porcentagem dos americanos não mudará seu voto para Trump, mesmo se ele for condenado por obstrução de justiça”. Ele acredita que os democratas podem enfrentar um revés significativo com essa condenação.
Ele acredita que os democratas podem enfrentar um revés significativo com essa condenação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)