Delegação alemã visita Pyongyang: Primeira visita desde fechamento de embaixada na pandemia
Delegação alemã visita Pyongyang: Primeira visita desde fechamento de embaixada na pandemia
No dia 28 de fevereiro, uma delegação alemã visitou Pyongyang, na capital da Coreia do Norte, pela primeira vez desde que a sua embaixada foi fechada durante a pandemia. Enquanto outras nações europeias também se preparam para um possível retorno.
Uma Visita Técnica de Inspeção
Um porta-voz do Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha informou à Reuters que uma equipe está atualmente em Pyongyang fazendo uma visita técnica de inspeção. O objetivo é analisar o local da embaixada alemã ao longo de alguns dias, mas ainda não há decisão sobre a reabertura da instalação, que foi fechada em março de 2020. Muitas embaixadas em Pyongyang foram fechadas devido à incapacidade de rotacionar sua equipe ou de fornecer suprimentos durante a crise do COVID-19.
A Importância da Reabertura
A Coreia do Norte, já sob controle autoritário, impôs algumas das mais rígidas medidas contra a pandemia do mundo, incluindo proibições quase totais de viagens e grandes muros de fronteira. Somente recentemente começou a aliviar as restrições internacionais. A reabertura de embaixadas por diversos países pode ser um passo importante para a retomada de diálogos e relações diplomáticas.
Outros Países Planejam Retorno
Embora muitos países tenham fechado suas embaixadas em Pyongyang, há esforços concretos para a retomada das atividades diplomáticas. A Grã-Bretanha, que fechou sua embaixada e retirou todo o pessoal diplomático da Coreia do Norte em maio de 2020, também está se preparando para enviar uma equipe. Um porta-voz do Foreign Office informou à Reuters que estavam “com prazer que alguns diplomatas estão voltando para Pyongyang e saudando movimentos da RPDC para reabrir a fronteira”.
Reabertura em Estágio Inicial, mas Necessária
A expectativa é que outras nações sigam o exemplo e tentem restabelecer seus postos diplomáticos em Pyongyang. Embora essas discussões sejam sensíveis e ainda estejam em estágio inicial, a reabertura das embaixadas é um passo essencial para retomar o diálogo e mitigar as tensões entre a Coreia do Norte e a comunidade internacional. Além disso, poderia contribuir para uma melhor compreensão e gestão da pandemia de COVID-19 no país, que adotou medidas extremas de isolamento e proporcionar um canal direto de comunicação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)