Crusoé: Uruguai também reconhece Gonzalez Urrutia como presidente da Venezuela
Argentina, Peru e os Estados Unidos reconheceram a vitória do candidato da oposição
O governo do Uruguai passou a reconhecer, nesta sexta-feira, 2, Edmundo González Urrutia como vencedor das eleições da Venezuela, realizadas no último domingo, 28. A decisão do governo de Luis Lacalle Pou foi anunciada pelo eu chanceler, Omar Paganini (foto), no X (antigo Twitter):
“Em função da evidência acachapante, ficou claro para o Uruguai que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela”, escreveu Paganini em sua mensagem. “Esperamos que a vontade do povo venezuelano seja respeitada. ‘A verdade é o caminho da paz.’”
O Uruguai também teve diplomatas expulsos de Caracas após condenar a ação do ditador Nicolás Maduro ao se declarar vencedor das eleições, marcadas por um altíssimo índice de fraudes e, principalmente, a não apresentação de atas eleitorais com os resultados individualizados.
Até o momento, países como Argentina, Peru e os Estados Unidos reconheceram a vitória do candidato da oposição, que teria obtido uma vantagem muito larga e esperada desde que as pesquisas de intenção de voto mostravam uma vantagem de González Urrutia contra Maduro.
Com a expulsão de diplomatas de sete países latino-americanos de Caracas por Nicolás Maduro, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil passou a assumir o funcionamento de duas embaixadas — a da Argentina e do Peru.
Apesar das relações abaladas entre Brasil e Argentina — motivada principalmente pelo antagonismo de seus presidentes — o chefe de Estado argentino Javier Milei fez um agradecimento público ao governo brasileiro.
Em seu perfil no X,…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)