Crusoé: Um limite para a idade do presidente
Fiasco de Joe Biden em debate reacende discussão sobre impedir que pessoas muito idosas concorram a cargos públicos
Não se fala em outra coisa nos Estados Unidos. Desde que o presidente Joe Biden (à direita na foto) não conseguiu completar algumas frases e confundiu assuntos no debate presidencial com Donald Trump na quinta, 27 de junho, o país inteiro questiona sobre a sua capacidade de governar e cogita a sua desistência na campanha. Biden está com 81 e irá encerrar seu mandato com 82. Caso consiga se reeleger, ele teria 86 ao final do segundo mandato.
Uma das questões que os americanos estão se fazendo neste momento é: deveria haver um limite para impedir que políticos se candidatem para a Casa Branca, para evitar que eles exerçam o mandato quando já não estão em condições para tanto? A resposta para eles parece ser que sim. Segundo uma pesquisa do Pew Research Center publicada no final do ano passado, 79% dos eleitores acreditam que deveria haver um limite máximo de idade para a Presidência, assim como para outros cargos eletivos federais.
Histórico
Não é uma pergunta nova. O país já tem um histórico de mandatários com saúde debilitada. Na virada das décadas de 1910 e 1920, nos últimos três anos de seu mandato, o democrata Woodrow Wilson ficou parcialmente incapacitado devido a um derrame cerebral. Ele tinha 63 anos. Então, a primeira-dama, Edith Wilson, passou a filtrar os relatórios presidenciais e a delegar tarefas a funcionários do gabinete. Historiadores que analisaram documentos burocráticos da época acreditam que foi ela, e não ele, que comandou o país durante boa parte do seu segundo mandato, que acabou em março de 1921.
Também ficou conhecido o caso de Mal de Alzheimer que acometeu Ronald Reagan. O republicano tornou-se, em sua época, o presidente mais velho ao final de seu mandato, em 1989, aos 77 anos. Em 2011, um dos filhos de Reagan confirmou as suspeitas da imprensa de que seu pai já apresentava sintomas nos últimos anos da Presidência. O anúncio oficial da doença veio apenas meia década após o republicano deixar o poder.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)