Crusoé: Ucrânia celebra primeiro Natal em 25 de dezembro
A Igreja Ortodoxa Ucraniana, principal denominação cristã na Ucrânia, formalizou a realização do Natal em...
A Igreja Ortodoxa Ucraniana, principal denominação cristã na Ucrânia, formalizou a realização do Natal em 25 de dezembro neste 2023 pela primeira vez em sua história.
Esta é a principal medida da Igreja para se afastar da influência da Rússia desde a invasão russa em escala nacional ao território ucraniano em fevereiro de 2022.
“Hoje, todos os ucranianos estão juntos. Todos nós celebramos o Natal juntos. Na mesma data, como uma grande família, como uma nação, como um país unido”, afirmou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em pronunciamento oficial.
Zelensky se referia ao fato de alguns ucranianos já celebrarem o Natal em 25 de dezembro, como demanda o calendário gregoriano, enquanto outros mantinham-se atados à celebração em 7 de janeiro, do calendário juliano.
A decisão da Igreja Ortodoxa Ucraniana é, na verdade, uma recomendação. Ou seja, algumas paróquias ainda podem comemorar a festividade na data antiga.
Estima-se que apenas 120 das 7.500 paróquias ortodoxo ucranianas do país continuaram a celebrar o Natal em 7 de janeiro.
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)