Crusoé: Trump reafirma posição sobre aborto
Trump é conhecido por uma postura não tão hostil ao aborto para os parâmetros da ala dura do Partido Republicano
Principal pré-candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro, Donald Trump (foto) reafirmou, nesta segunda-feira, 8 de abril, sua posição sobre o aborto.
O ex-presidente americano defendeu que a legislação sobre o aborto deve ser definida no nível estadual.
Esse é o cenário atual nos Estados Unidos desde junho de 2022, quando a Suprema Corte derrubou o precedente do caso Roe v Wade, que garantia a legalidade do aborto em todo o país.
Em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda, Trump disse: “Minha opinião é que agora que temos o aborto onde todos queriam do ponto de vista legal, os estados irão determiná-lo por voto ou legislação ou talvez as duas coisas. O que decidirem deve ser a lei do país, neste caso, a lei do estado”.
O pré-candidato republicano, que é o favorito nas pesquisas para vencer as eleições, em 5 de novembro, não afirmou se apoiaria eventual legislação nacional sobre o tema.
A postura de Trump desagradou pelo menos uma das principais ativistas anti-aborto dos Estados Unidos, Marjorie Dannenfelser, presidente da ONG Susan B. Anthony Pro Life America.
“Dizer que a questão é ‘de volta aos estados’ cede o debate nacional aos Democratas que estão a trabalhar incansavelmente para promulgar legislação que obrigue o aborto durante todos os nove meses de gravidez. Se tiverem sucesso, acabarão com os direitos dos Estados”, disse Dannenfelser.
Trump e o aborto
Trump, que já defendeu a derrubada de Roe v Wade no passado, é conhecido por uma postura não tão hostil ao aborto para os parâmetros da ala dura do Partido Republicano, que o próprio ex-presidente representa..
Em maio de 2023, ele chegou a criticar restrições ao aborto, em alfinetada aquele então visto como seu principal rival nas primárias do Partido Republicano, o governador da Flórida Ron DeSantis. Ele saiu da disputa em janeiro.
A lei que Trump criticou proíbe o procedimento a partir da sexta semana de gestação.
“Se você olhar…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)