Crusoé: Só Macron quer soldados ocidentais na Ucrânia
Presidente francês disse que envio de militares ocidentais não deveria ser descartado, porque Putin deve receber uma mensagem clara
O presidente francês Emmanuel Macron (foto) afirmou nesta quinta, em 14, em entrevista para a televisão que não descartaria o envio de soldados ocidentais para a Ucrânia.
“Nós não estamos nessa situação hoje”, afirmou Macron. Mas disse que “todas as opções são possíveis”.
O presidente afirmou que a Rússia oferece um perigo existencial para a França. Por isso, o presidente russo Vladimir Putin não deveria ser vitorioso em sua guerra na Ucrânia.
“Se decidirmos hoje ser fracos, se nos depararmos com alguém que ultrapassou todos os limites, dizemos ingenuamente: ‘Não irei além disto ou daquilo’, não estamos decidindo pela paz, mas pela derrota”, disse Macron.
“Deixar a Rússia vencer na Ucrânia é certamente deixá-la ameaçar a segurança dos europeus. É por isso que não pode e não deve vencer esta guerra”, disse Macron.
Em conversa com um eleitor nas redes sociais, Macron disse: “Muito claramente, não estamos em guerra com a Rússia. A França é uma força de paz que não está e nunca estará em escalada. O que eu disse é que face aos nossos aliados e aos nossos parceiros europeus, também face à História, temos uma responsabilidade, a de sermos uma França forte e pronta para se adaptar às escolhas que a Rússia faria. É por isso que é necessário não estabelecer limites imediatamente para nós mesmos diante de um inimigo que não estabelece limites. Querer a paz não significa escolher a derrota ou decepcionar a Ucrânia. Eu não quero isso”.
A ideia de enviar soldados ocidentais para a Ucrânia é problemática.
Isso porque Putin poderia entender que a Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan, estaria entrando na guerra.
A Otan é uma aliança militar formada após a Segunda Guerra Mundial para conter a Rússia, e que inclui os Estados Unidos.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)