Crusoé: Presidente da Bolívia diz que não vai deixar o cargo
Palácio presidencial cercado por militares nesta quarta-feira, 26, em La Paz; general comandante do Exército anunciou golpe
Em sua primeira manifestação pública após ter o palácio presidencial cercado por militares nesta quarta-feira, 26, em La Paz, o presidente da Bolívia, Luis Arce, disse que o seu governo segue no comando do país. ao lado dos seus ministros, ele definiu a situação como uma tentativa de golpe de estado.
“Ao povo boliviano e a toda a comunidade internacional: o pais está enfrentando hoje uma tentativa de golpe de Estado”, ele inicia. “Hoje o país enfrenta uma vez mais os interesses para que a democracia na Bolívia caia. Estamos aqui, o governo nacional, todos os ministros e ministras, firme com nosso vice-presidente, firmes na Casa Grande para enfrentar todo o intento golpista e que atenta contra a democracia.”
Ele segue, desta vez cobrando a mobilização popular: “O povo boliviano hoje é convocado. Necessitamos que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de Estado e a favor da democracia. Não podemos permitir mais uma vez intentonas golpistas.”
Ele chegou a encontrar, cara a cara, o general Juan José Zúñiga, o chefe do Exército boliviano que, após ser afastado do cargo, levou suas tropas para cercar o palácio presidencial na Plaza Murillo, no centro de La Paz. Arce, apesar disso, não parece indicar que abrirá mão do seu governo.
https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=314&href=https%3A%2F%2Fweb.facebook.com%2FLuchoXBolivia%2Fvideos%2F1496562577941245%2F&show_text=false&width=560&t=0
Mais cedo, ele afirmou nas redes sociais que há “mobilizações irregulares” na capital e insinuou que pode estar ocorrendo uma tentativa de golpe de Estado em curso.
“Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército boliviano. A democracia deve ser respeitada“, escreveu Arce.
Crise institucional
Quem…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)