Crusoé: Premiê da Espanha se reúne com Edmundo González
Esse foi primeiro encontro entre os dois desde que o governo de Pedro Sánchez concedeu asilo ao líder opositor venezuelano
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez (à direita na foto), recebeu o líder opositor venezuelano Edmundo González (à esquerda) no Palácio La Moncloa nesta quinta-feira, 12 de setembro.
Esse foi primeiro encontro entre os dois desde que o governo espanhol concedeu asilo ao venezuelano, que enfrenta mandado de prisão do regime de Nicolás Maduro.
“Dou calorosas boas-vindas a Edmundo González em nosso país, a quem damos as boas-vindas, demonstrando o compromisso humanitário e a solidariedade da Espanha com os venezuelanos”, escreveu Sánchez na rede social X, que completa duas semanas suspensas no Brasil neste sábado, 14 de setembro.
“A Espanha continua a trabalhar a favor da democracia, do diálogo e dos direitos fundamentais do povo irmão da Venezuela”, acrescentou.
De sua parte, González agradeceu o acolhimento da Espanha, que concedeu asilo à sua esposa.
Uma das filhas do casal, Carolina, reside no país há 10 anos. Ela também participou da agenda com primeiro-ministro espanhol.
Em comunicado, González também elogiou a atuação do governo Sánchez: “Manifestei o nosso reconhecimento pelo seu interesse em trabalhar pela recuperação da democracia e do respeito pelos direitos humanos no nosso país. Da mesma forma, reafirmei minha determinação em continuar a luta para fazer cumprir a vontade soberana do povo venezuelano expressa em 28 de julho por mais de oito milhões de eleitores”.
O exílio de González
Candidato da oposição na votação de 28 de julho, Edmundo González deixou a Venezuela no sábado, 7 de setembro, com destino à Espanha após solicitar asilo político ao país europeu.
Como mostrou O Antagonista, ele ficou abrigado em segredo na Embaixada da Holanda em Caracas durante mais de um mês antes de se esconder na residência do embaixador espanhol.
O ministro…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)