Crusoé: Por que a oposição denuncia fraude eleitoral na Venezuela
Oposição a Nicolás Maduro, que não pôde acompanhar a apuração dos votos, tem as atas dos centros de votação que mostram vitória de Edmundo González Urrutia
As eleições na Venezuela são feitas com urnas eletrônicas. Os venezuelanos habilitados a votar tocam na tela da urna, da mesma forma que acontece no Brasil. Mas, em seguida, sai um pequeno recibo com o nome do candidato escolhido. Eles, então, depositam esse papel em uma urna física.
Leia também: Lula, sócio majoritário da tragédia venezuelana
É por isso que o ditador Nicolás Maduro disse na semana passada que as urnas venezuelanas são auditáveis, e as brasileiras não. A fraude eleitoral ocorreu depois que os votos foram depositados nas urnas.
Cada centro eleitoral emite uma ata eleitoral, mostrando quantos votos cada candidato teve. Uma folha é impressa com essas informações.
Testemunhas
Esse processo, segundo a lei, deve ser acompanhado por testemunhas credenciadas dos vários partidos, incluindo da oposição. Na noite de domingo, 28, foi possível ver várias dessas pessoas saindo dos centros de votação com a ata e comunicando às pessoas presentes os resultados.
Várias dessas atas foram fotografadas e compartilhadas nas redes sociais (abaixo).
Vitória esmagadora
Todas as atas que foram divulgadas mostravam uma vitória esmagadora do candidato da oposição, Edmundo González Urrutia. Com as atas disponíveis, a oposição ficou confiante que teria a vitória.
Leia também: Itamaraty Paralelo abraça Maduro
Quando membros da oposição dizem que “as pessoas sabem o que passou“, é porque os venezuelanos conhecem os resultados nos vários centros. Eles viram as atas.
Mas, em vários locais, testemunhas da oposição não puderam acompanhar esse processo ou não receberam as atas.
Depois, era preciso que as atas fossem transmitidas para o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o que não ocorreu em…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)