Crusoé: O tamanho do “gesto” que o Irã mandou para Israel
Assessor especial da Presidência, Celso Amorim disse que o Irã "queria fazer um gesto" ao enviar 170 drones e 150 mísseis contra Israel
O assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, disse que o Irã “queria fazer um gesto” ao enviar 170 drones, 30 mísseis de cruzeiro e 120 mísseis balísticos contra Israel, no sábado, 13.
Além de Amorim, várias autoridades do mundo tentaram minimizar o ataque do Irã, que teria sido anunciado de antemão e calculado para não causar grandes danos.
Claro, esse tipo de retórica só resiste hoje porque Israel conseguiu interceptar 99% dos projéteis lançados pelo Irã. Se não fosse pela eficiência israelense, que contou com ajuda de caças americanos, britânicos e jordanianos, a história seria muito diferente.
Em uma publicação na rede X, as Forças de Defesa de Israel, FDI, mostraram um pedaço de um dos 120 mísseis balísticos do Irã que caíram em Israel.
O míssil mostrado tinha 880 pounds de explosivos, o equivalente a 400 quilos.
As FDI também mostraram a jornalistas vários dos mísseis abatidos, entre eles, um Emad.
Só o tanque de combustível de um míssil Emad, de longo alcance, tem 11 metros de altura.
Os Emad normalmente são lançados de bases subterrâneas e podem ter ogivas de até 750 quilos, segundo a agência iraniana Irna.
Eles não servem para atingir alvos pequenos, como um prédio, pois têm um raio de acerto de 500 metros, o equivalente a cinco quarteirões.
Ataque coordenado
No ataque realizado no sábado, 13, o Irã enviou drones e mísseis de cruzeiro antes, para que eles chegassem ao mesmo tempo a Israel. Com isso, poderiam sobrecarregar o funcionamento dos sistemas de defesa antiaérea e, assim, abrir uma porta para a queda dos mísseis balísticos, mais poderosos.
A estratégia é similar à que os russos usam na Ucrânia.
O Irã sabia que Israel teria um desempenho melhor que o dos ucranianos, mas não tinham ideia de que seus inimigos se sairiam tão bem.
“A taxa média…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)