Crusoé: O Itamaraty agora é de Cuba
Texto garante a cooperação diplomática com Cuba para a participação de jovens em cursos para diplomatas estrangeiros
O Itamaraty fechou um acordo de cooperação com a diplomacia cubana, para a formação e “colaboração em matéria de capacitação acadêmico-diplomática” com o governo de Cuba, comandado por uma ditadura desde 1959. O acordo foi firmado em Havana no mês passado, e publicado nesta segunda-feira, 8, no Diário Oficial da União.
O texto garante a cooperação diplomática para a participação de jovens em cursos para diplomatas estrangeiros oferecidos pelos dois países; videoconferências sobre as carreiras diplomáticas em Brasília e Havana; assim como trocas de informação e outros tipos de troca de informação.
O acordo garante a Cuba possa usufruir de parte do Instituto Rio Branco, centro de formação de diplomatas considerado de excelência em todo o mundo. Diplomatas em formação no Brasil se valeriam do Instituto Raúl Roa García, na capital caribenha.
E também aponta o retorno de Lula às relações com a ditadura comunista de Fidel Castro, agora em sua segunda geração após a morte do ditador.
O petista esteve pela última vez na ilha em setembro, antes de ir para Nova York acompanhar a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
À época, ele apresentou um texto voltado a negócios, onde falava em “prospectar parcerias, sobretudo nas áreas de cooperação técnica e economia, com ênfase em biofarmacêutica, energias renováveis e comércio bilateral” com a ilha — sem, no entanto, conseguir explicar como o Brasil pretende ganhar fazendo comércio bilateral com a ilha comunista, se os ditadores não pagam suas dívidas atrasadas com o Brasil, e nem irão pagar.
Na mesma viagem, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação assinou um acordo para a reativação do Comitê Gestor Brasil-Cuba de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os assuntos são múltiplos: energias renováveis; ciências agrárias; soberania e segurança alimentar; clima e sustentabilidade; e redes de ensino e pesquisa.
O interessante também nesse ponto é que…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)