Crusoé: “O czar anti-woke de Rishi Sunak para as universidades”
Rishi Sunak (foto), o recentemente empossado primeiro-ministro britânico, anda às voltas com a ideia de nomear um responsável para investigar censuras ocorridas no ambiente acadêmico inglês, lembra André Marsiglia, na Crusoé...
Rishi Sunak (foto), o recentemente empossado primeiro-ministro britânico, anda às voltas com a ideia de nomear um responsável para investigar censuras ocorridas no ambiente acadêmico inglês, lembra André Marsiglia, na Crusoé desta semana.
“A ideia é que ocupe a função um ‘anti-woke‘. Sua missão seria combater a cultura do cancelamento e das restrições que o discurso igualitário de grupos minoritários impõe à manifestação livre.“
“[…] É relevante dizer que a medida do premiê britânico coloca a liberdade de expressão diante de dois interessantes dilemas que também são nossos: (i) é viável censurar censores da liberdade de expressão? (ii) a liberdade de expressão deve reivindicar o direito de enfrentar limites impostos por discursos igualitários?”
“O primeiro dilema é mais simples. Um departamento de liberdade acadêmica, como pretendido pelo Reino Unido, uma procuradoria da verdade, como instalada no Brasil pelo governo Lula – nada disso é saudável.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)