Crusoé: maior fábrica de armas do Hamas é descoberta em Gaza
As Forças de Defesa de Israel, FDI, anunciaram nesta segunda, 8, a descoberta da maior fábrica de armas do Hamas (foto)...
As Forças de Defesa de Israel, FDI, anunciaram nesta segunda, 8, a descoberta da maior fábrica de armas do Hamas (foto), desde o início da guerra contra esse grupo terrorista, em outubro do ano passado.
A fábrica fica em Bureji, uma área civil densamente povoada no centro de Gaza e fica no subterrâneo, abaixo da principal rodovia que liga o norte ao sul do território.
Os soldados encontraram um estranho edifício, com uma sala de estar com sofás e um banheiro. No cômodo seguinte, notaram a entrada de uma escada, que dava para um túnel de 20 metros de profundidade, levando até um depósito.
Dentro do armazém havia outro túnel, muito mais profundo e com elevador. Segundo as FDI, o túnel ligava-se a uma grande rede subterrânea, que foi utilizada pelo Hamas para distribuir os mísseis para todas as áreas do enclave.
Pela imagem, é possível constatar que os terroristas evoluíram bastante em sua produção de mísseis. Se no começo eram projéteis caseiros, feitos com tubos de PVC, agora a fábrica de armas do Hamas conta com linhas de produção de mísseis com alta tecnologia.
Alguns dos componentes encontrados eram para foguetes de longo alcance, com capacidade para atingir o norte de Israel. Os israelenses também localização equipamentos para melhorar a precisão dos mísseis e de morteiros.
Segundo as Forças de Defesa de Israel, esses equipamentos foram fornecidos pelo Irã. Até então, sabia-se apenas que o grupo terrorista libanês Hezbollah tinha acesso à tecnologia iraniana de produzir mísseis guiados de longa distância.
“O inventário de foguetes e mísseis do Hamas é fortemente baseado em tecnologia iraniana, como o Fajr 3 e 5, o M-75, que avança até 75 quilômetros, e o R-160, que vai até 120 quilômetros”, diz o historiador Rodolfo Queiroz Laterza, delegado de polícia e analista de geopolitica e conflitos…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)