Crusoé: Macron estaciona em Copacabana
O presidente francês está no Rio de Janeiro para participar da reunião de cúpula do G20
No Rio de Janeiro para participar da reunião de cúpula do G20, o presidente da França, Emmanuel Macron, virou ‘notícia’ no domingo, 17, por caminhar pela orla da praia de Copacabana ao lado da esposa, Brigitte Macron.
Nesta segunda-feira, 18, a primeira-dama francesa foi, mais uma vez, ‘notícia’ na imprensa brasileira por caminhar pelo calçadão de Copacabana enquanto o marido estava reunido com outros líderes mundiais no Museu de Arte Moderna (MAM).
Em 10 de março de 2011, o cantor Caetano Veloso foi ‘notícia’ no portal Terra por passear e estacionar o carro no Leblon. O ato virou meme por evidenciar como o jornalismo de celebridade transforma atos do cotidiano em notícias.
O que é notícia sobre Macron
Antes de desembarcar no Rio de Janeiro, Macron se reuniu com o presidente argentino, Javier Milei, em Buenos Aires para discutir, entre outros assuntos, o livre-comércio entre União Europeia e Mercosul. Durante a escala na capital argentina, o presidente da França afirmou que “continuará se opondo” ao acordo comercial.
Macron têm se comportado como porta-voz dos agricultores da França que protestam contra o acordo.
“França se opõe a este acordo. E vou lhes dizer: o presidente (Javier) Milei, ele mesmo me disse que não estava satisfeito com este texto.”
Questionado se a União Europeia poderia ignorar a posição francesa, ele disse não acreditar na possibilidade.
“Não acredito. Reconheço na presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, um grande respeito pela França.”
Apoiada por países como Alemanha e Espanha, a Comissão Europeia espera assinar até o final do ano o tratado de livre comércio negociado com o Mercosul.
Na viagem a Buenos Aires, Macron também trabalhou para aprofundar as relações econômicas entre França e Argentina
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)