Crusoé: “Isso é uma piada?”, pergunta Biden em coletiva sobre cessar-fogo
Jornalista perguntou se o mérito do acordo era do presidente atual ou do republicano Donald Trump, que só assume dia 20
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), anunciou um cessar-fogo na Faixa de Gaza em uma coletiva de imprensa na Casa Branca nesta quarta, 15.
Horas antes, o acordo já tinha sido anunciado pelo presidente eleito, o republicano Donald Trump.
Ao final da coletiva, uma repórter perguntou a Biden:
“Quem merece crédito por isso, você ou o Trump?“, perguntou a jornalista.
Biden já estava se retirando da sala, mas virou-se e perguntou: “Isso é uma piada?“
Autoria disputada
Ao anunciar o acordo com o grupo terrorista Hamas, que vai permitir o retorno de reféns, Biden se esforçou para dizer que foi o seu time de diplomatas que obteve o feito.
“O secretário (Antony) Blinken liderou o esforço“, disse Biden, citando os demais diplomatas. “A vice-presidente Kamala Harris trabalhou sem desncanso para a gente anunciar esse acordo.”
“Esse acordo foi desenvolvido e negociado no meu governo mas será implementado, em sua maior parte, pela próxima gestão. Nos últimos dias, a gente tem falado como se fosse um time. Esses têm sido tempos de tumulto no Oriente Médio“, afirmou Biden.
O presidente também falou que o acordo anuciado nesta quarta é “exatamente o mesmo” que ele propôs em maio do ano passado.
Trump saiu na frente
Biden está tendo dificuldades em assumir a autoria do acordo porque Trump já tomou o mérito para si próprio.
“Este acordo de cessar-fogo épico só poderia ter acontecido como resultado da nossa vitória histórica em novembro, pois sinalizou para o mundo inteiro que minha administração buscaria a paz e negociaria acordos para garantir a segurança de todos os americanos e nossos aliados. Estou emocionado que os reféns americanos e israelenses retornarão para casa para se reunirem com suas famílias e entes queridos. Com este acordo em vigor, minha equipe de Segurança Nacional, por meio dos esforços do Enviado Especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, continuará trabalhando em estreita colaboração com Israel e nossos aliados para garantir que Gaza nunca mais se torne um refúgio seguro para terroristas. Continuaremos promovendo a paz através da força em toda a região, à medida que construímos o ímpeto deste cessar-fogo para expandir ainda mais os acordos históricos de Abraão. Este é apenas o começo de grandes coisas que virão para a América e, de fato, para o mundo!“, escreveu Trump nas redes sociais.
“Conseguimos tanto sem nem estar na Casa Branca. Imagine todas as coisas maravilhosas que acontecerão quando eu retornar à Casa Branca e minha administração estiver totalmente confirmada, para que eles possam garantir mais vitórias para os Estados Unidos!”, disse Trump.
Trump só assume…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)