Crusoé: EUA vetam entrada da Palestina na ONU
Se tivesse sido aprovada, a medida levaria a uma votação sobre filiação da Palestina na Assembleia Geral da ONU
Os Estados Unidos vetaram, nesta quinta-feira, 18 de abril, uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas que tornaria o Estado da Palestina um membro da ONU.
Dos 15 integrantes do Conselho de Segurança, 12 votaram a favor da resolução e dois se abstiveram. Como membro permanente, os americanos tem poder de veto.
Se tivesse sido aprovada, a medida levaria a uma votação de maioria simples na Assembleia Geral da ONU, com os 190 membros da organização, e sem vetos. Cerca de 140 países já reconhecem o Estado Palestino.
“Ações prematuras em Nova Iorque – mesmo com as melhores intenções – não alcançarão a criação de um Estado para o povo palestino”, disse o porta-voz do Departamento de Estado americano Vedant Patel antes da votação desta quinta.
O Estado Palestino tem o status de observador na ONU desde 2012.
O discurso de Mauro Vieira
O chanceler brasileiro Mauro Vieira (foto) discursou nesta quinta-feira, 18, no Conselho de Segurança da ONU. O ministro das Relações Exteriores passou a defender, publicamente, que a organização aceite a Palestina como um membro pleno na Organização.
“O Brasil encoraja o Conselho de Segurança para que se analise o pedido pelo seu principal ponto— que se repare por meios pacíficos a injustiça histórica que é a aspiração palestina pelo reconhecimento de seu Estado”. disse Vieira em seu discurso.
E aí, citou o chefe…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)