Crusoé: ‘Efeito Trump’ potencializa comparecimento de eleitores nos EUA
Nos estados-pêndulo, as regiões consideradas disputadas no voto a voto, o comparecimento teve a média nacional maior do que nas últimas eleições
Parte da expressiva vitória do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 5 de novembro, é consequência de um crescimento recente no comparecimento na participação dos americanos na eleição.
Segundo projeção do Election Lab, da Universidade da Flórida, 64,5% dos eleitores aptos compareceram às urnas no dia decisivo.
O levantamento aponta para o segundo maior comparecimento da história dos Estados Unidos em 100 anos, apesar do voto ser facultativo no país.
A porcentagem, porém, perde para a eleição de 2020, quando 66,4% compareceram às urnas na disputa entre o presidente, Joe Biden, e Donald Trump.
Nos regiões-chave, consideradas as mais disputadas entre os candidatos, o comparecimento teve a média nacional maior do que nas últimas eleições.
Os estados de Wisconsin, com 74,7% de comparecimento, e o Michigan, com 74,6% de participação, lideram o ranking. As duas foram palco de comícios de Trump e da democrata, Kamala Harris, às vésperas do pleito.
A adesão foi tão grande que não houve nenhum estado com a taxa de comparecimento inferior a 53%.
Em Oklahoma, o estado em que menos eleitores foram votar, com 53,3% de participação, ainda ass
“Fique na fila”
A campanha para o comparecimento dos eleitores, fossem eles democratas ou republicanos, foi trabalhada entre as duas campanhas e intensificada na reta final.
No dia da eleição, a democrata Kamala Harris publicou, no X, uma convocação aos eleitores:
“Hoje é a sua última chance de causar impacto nesta eleição. Ajude a alcançar cada eleitor antes do fechamento das urnas”, escreveu a vice-presidente.
Trump, também no X, mobilizou os eleitores a permanecerem na fila mesmo que estivessem longas:
“O entusiasmo dos eleitores está nas alturas porque as pessoas querem Tornar A América Grande De Novo [tradução da frase “Make America Great Again”]. Isso significa que as filas serão longas! Preciso que você entregue o seu voto, não importa quanto tempo leve. Fique na fila!”, pediu o presidente eleito.
Voto antecipado entre republicanos
Nesta eleição, outro ponto explica o aumento da participação entre os americanos.
No lado republicano, houve uma mudança de comportamento entre apoiadores do ex-presidente também sobre a votação antecipada.
Parte dos apoiadores aderiu ao voto de correspondência ou presencial, depois que Trump deixou de lado as acusações antigas sobre possíveis “fraudes”…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)