Crusoé: cinco morrem em ataque aéreo na Ucrânia, diz Zelensky
Presidente também compartilhou um vídeo com testemunhos e imagens do estrago causado pelo ataque nesta quarta, 3 de julho
Um ataque aéreo matou ao menos cinco pessoas e deixou 50 feridas na cidade de Dnipro, a quarta maior da Ucrânia, nesta quarta-feira, 3 de julho.
“As operações de resgate no Dnipro continuaram ao longo do dia após um ataque com mísseis russos. Mais de 50 pessoas ficaram feridas e todas estão recebendo a assistência necessária. Atualmente, sabe-se que cinco pessoas foram mortas. Minhas condolências aos seus próximos”, escreveu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no X, antigo Twitter.
Em outra postagem, Zelensky pediu mais suporte militar frente à invasão russa: “Apenas duas coisas podem deter este terror russo: os modernos sistemas de defesa aérea e as capacidades de longo alcance das nossas armas”.
O presidente também compartilhou um vídeo com testemunhos e imagens do estrago causado pelo ataque.
Troca de prisioneiros
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou, na semana passada, em 25 de junho, a troca de 180 prisioneiros de guerra com a Ucrânia.
Foram 90 liberados de cada lado. A pasta anunciou o feito pelo seu canal no aplicativo de mensagens Telegram.
Moscou atribuiu a troca de prisioneiros a mediação dos Emirados Árabes Unidos. A monarquia árabe confirmou as negociações.
A última troca de prisioneiros entre Rússia e Ucrânia ocorreu há menos de um mês, em 31 de maio.
Na ocasião, também sob intermédio dos Emirados Árabes Unidos, foram liberados 75 prisioneiros de guerra de cada lado. A troca anterior ocorrera quatro meses antes.
Militares russos com pedidos de mandado de prisão no TPI
O Tribunal Penal Internacional (TPI) abriu, no dia 25, pedidos de prisão de dois comandantes militares russos envolvidos na invasão do país à Ucrânia desde 2022. Serguei Shoigu e Valery Gerasimov são acusados pela corte, com sede em Haia, de crimes contra a humanidade na condução das agressões ao território e às populações sob o governo de Kiev.
A decisão…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)