Crusoé: avião com ex-presidentes da América Latina é impedido de ir para a Venezuela
Entre os ex-presidentes que iam para a Venezuela estavam o mexicano Vicente Fox e o boliviano Jorge Tuto Quiroga
Um avião da companhia aérea Copa foi impedido de decolar do Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, com destino a Caracas.
A aeronave levava ex-presidentes que integram a ONG Iniciativa Democrática da Espanha para as Américas (Idea), que promove a democracia na América Latina.
Entre os ex-presidentes estavam o mexicano Vicente Fox (foto), o boliviano Jorge Tuto Quiroga e o boliviano Jorge Tuto Quiroga.
Eles planejavam ir para Caracas para participar da eleição no domingo, 28, como observadores eleitorais.
“O ditador Nicolás Maduro fez mais um de seus atropelos: impedir que todos os voos da Copa com destino a Caracas e Venezuela fossem suspendidos. As pessoas dentro assaram de calor. Mas escutamos o hino nacional venezuelano algumas vezes de todos os que estavam dentro do voo e de todos os que sonham com a liberdade e a democracia. Que coisa mais linda“, disse Vicente Fox em um vídeo publicado no X.
— Vicente Fox Quesada (@VicenteFoxQue) July 26, 2024
Fox, de boné azul, discursou aos demais passageiros no corredor do avião. Ele prometeu seguir “denunciando as arbitrariedades, o autoritarismo, a perda da liberdade e a violação dos direitos humanos” na Venezuela.
O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, publicou nesta sexta, 26, nas redes sociais, uma mensagem dizendo que um avião da companhia panamenha Copa com a ex-presidente Mireya Moscoso e outros ex-presidente da região não teve permissão para decolar.
O motivo seria o “bloqueio do espaço aéreo venezuelano“, segundo ele.
De acordo com Mulino, outro voo da mesma companhia aérea de Caracas para o Panamá também não teve a autorização concedida.
Antes de embarcar, Quiroga falou com o jornal Estrella de Panama sobre qual era o objetivo da viagem.
“Esperamos…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)