Crusoé: Argentina e Colômbia normalizam relações
Comunicado conjunto dos Ministérios das Relações Exteriores de Argentina e Colômbia anunciou retorno de diplomatas
Os palácios San Martín, em Buenos Aires, e San Carlos, em Bogotá, interviram e normalizaram as relações diplomáticas entre Argentina e Colômbia, após o último embate entre os presidentes dos dois países na semana passada.
Na quarta-feira, 27 de março, o mandatário colombiano, Gustavo Petro, expulsou diplomatas argentinos da Colômbia. Ele também convocou o embaixador colombiano na Argentina, Camilo Romero, para consultas.
“O Governo colombiano deu instruções ao Embaixador Camilo Romero para regressar a Buenos Aires, ao mesmo tempo que deu aprovação ao novo Embaixador proposto pelo governo argentino em Bogotá”, diz comunicado conjunto dos Ministérios das Relações Exteriores dos dois países.
A nota também anunciou a visita da chanceler argentina, Diana Mondino (foto), à Colômbia, ainda sem data prevista.
Leia também: Desafeto de Milei, Petro expulsa diplomatas argentinos da Colômbia
“Assassino terrorista”
Petro determinou a expulsão de diplomatas argentinos da embaixada da Argentina em Bogotá na noite da quarta-feira, 27 de março.
A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores colombiana pelo X, antigo Twitter.
“O Governo da Colômbia ordena a expulsão de diplomatas da embaixada argentina na Colômbia”, publicou a pasta sem identificar quem da missão argentina será expulsa, se não toda.
“O alcance desta decisão será comunicado à Embaixada da Argentina através dos canais institucionais diplomáticos”, acrescentou.
Posteriormente, também se anunciou a convocação do embaixador colombiano na Argentina, Camilo Romero, para consultas, a segunda vez desde janeiro.
O motivo para a perturbação foram provocações do presidente argentino, Javier Milei, em entrevista pela segunda vez em três meses. Desta vez, o libertário chamou Petro de “um assassino terrorista”.
“O Ministério das Relações Exteriores,…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)