Conselho de Segurança da ONU debate Afeganistão
O Conselho de Segurança da ONU se reúne hoje para discutir quais medidas serão tomadas depois que o grupo terrorista Talibã tomou o poder no Afeganistão. O encontro será às 10h, no horário de Nova York (11h de Brasília)...
O Conselho de Segurança da ONU se reúne hoje para discutir quais medidas serão tomadas depois que o grupo terrorista Talibã tomou o poder no Afeganistão. O encontro será às 10h, no horário de Nova York (11h de Brasília).
Nas redes sociais, o secretário-geral António Guterres se disse “profundamente preocupado com a situação no Afeganistão” e pediu ao Talibã para “exercer o máximo de contenção para proteger vidas e garantir que as necessidades humanitárias possam ser atendidas”.
Disse também que a ONU “continua determinada a contribuir para um acordo pacífico e promover os direitos humanos de todos os afegãos”.
Ontem, milhares de pessoas tentavam desesperadamente deixar o país. Os EUA também esvaziaram suas representações diplomáticas e o presidente afegão, Mohammad Ashraf Ghani, fugiu quando o Talibã já cercava Cabul. Logo depois, eles tomaram o palácio presidencial.
O Conselho de Segurança, órgão máximo das Nações Unidas, é formado por 15 países com direito a voto, mas apenas Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China e Rússia são membros permanentes e têm poder de veto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)