Conheça o Triton Ultimate Racing, o carro brasileiro que conquista o rally cross-country Conheça o Triton Ultimate Racing, o carro brasileiro que conquista o rally cross-country
O Antagonista

Conheça o Triton Ultimate Racing, o carro brasileiro que conquista o rally cross-country

avatar
Redação O Antagonista
6 minutos de leitura 23.08.2024 16:37 comentários
Mundo

Conheça o Triton Ultimate Racing, o carro brasileiro que conquista o rally cross-country

Detalhes sobre a parceria entre a Spinelli Racing e a Mitsubishi, o processo de construção e os testes finais do Triton Ultimate Racing.

avatar
Redação O Antagonista
6 minutos de leitura 23.08.2024 16:37 comentários 0
Conheça o Triton Ultimate Racing, o carro brasileiro que conquista o rally cross-country
Foto: Mitsubishi/Divulgação

O mais importante em um rali cross-country de longa duração é a consistência. Forçar muito o carro na hora errada pode levar a falhas mecânicas, então é preciso encontrar o equilíbrio entre a habilidade do piloto e a resistência da máquina. A Spinelli Racing e a Mitsubishi vivem seu próprio rali há um ano.

Quando o Rally dos Sertões de 2023 terminou, começava o desenvolvimento do primeiro carro brasileiro FIA Ultimate (antiga T1+), capaz de competir na principal categoria das provas de rally raid do circuito mundial. Precisaram correr contra o tempo sem perder a consistência para o carro ficar pronto até o Sertões 2024, que terá sua largada nesta sexta-feira (23) em Brasília (DF). Conseguiram, mas foi com emoção.

Qual a importância da nova Triton Ultimate Racing?

No início, tudo era aço? Nem tanto. A decisão sobre os principais detalhes, como a carroceria, motor, câmbio, diferenciais e componentes da suspensão já havia sido tomada nos primeiros meses do projeto e foi devidamente contemplada na modelagem digital. Cada ponto de apoio na mesa construída para ser a base do chassi estava previsto na modelagem matemática junto com cada tubo de aço carbono que formaria o primeiro chassi.

Quando a Spinelli se tornou a equipe oficial da Mitsubishi e, juntas, decidiram construir um novo carro, foram atrás de antigos talentos. O próprio piloto Guilherme (Guiga) Spinelli, hoje CEO da Spinelli Racing, chefiava a divisão de competição da Mitsubishi do Brasil em 2000, quando iniciaram o desenvolvimento da L200 Evolution, já com chassi tubular (antes da matriz da Mitsubishi fazer algo assim), para correr no Rally Dakar.

Esse carro venceu o Sertões algumas vezes – em duas delas, com Guiga pilotando – e teve uma segunda geração em 2010. O engenheiro chefe do novo carro, Giovanni Godoi, é dessa época. Outro engenheiro da Spinelli, André Bresser, estava na Mitsubishi Racing quando desenvolveram o ASX Racing para correr no Dakar. O técnico Clayton Ananias acompanha as evoluções e criações desses projetos desde 2004. Eles representam os especialistas por trás do carro e da equipe, que também seguiram para o Sertões.

Montagem e especificações técnicas

O chassi de aço carbono até se enquadra nas especificações da FIA, mas sua função é garantir as especificações exatas, a posição dos principais componentes e ajudar no desenvolvimento dos moldes de algumas peças, como as articulações da suspensão. Os carros da categoria Ultimate são maiores, com 30 cm a mais nas bitolas, e têm altura e peso mínimos diferentes.

Muita coisa precisa ser validada na prática. Motor, cardã, transeixo, braços de suspensão, cubos das rodas (usinados em alumínio aeroespacial) e discos de freio foram instalados ainda no primeiro chassi. Um câmbio também foi instalado para marcar a posição, mas o definitivo, um Sadev SC924 de 6 velocidades, só chegaria na reta final do projeto. Esse chassi também recebeu uma primeira carenagem de fibra de vidro, que foi o molde para as peças de fibra de carbono e kevlar, mais leve e resistente.

O chassi definitivo, feito em aço cromo-molibdênio, ficaria pronto dali a dois meses. Por ser mais resistente, pode entregar a mesma rigidez com uma estrutura tubular mais fina.A partir daí, as soluções passavam a ser praticamente definitivas. Porque, na verdade, um carro de competição está sempre em desenvolvimento.

Como é a estrutura da Spinelli Racing?

A sede da Spinelli Racing fica dentro do Autódromo Velo Città, mais exatamente no mesmo prédio do Museu Velo Città. As áreas de pintura, motores, usinagem e serralheria têm um acervo com todos os carros de competição da Mitsubishi e as principais criações da antiga Souza Ramos Veículos Especiais.

Há uma SR Inca e um raro Ford Escort SR JPS (aquele com faróis escamoteáveis) de frente para a sala onde tubos de aço contorcidos e soldados se transformaram na Triton Ultimate Racing. Uma enorme distração para mim, mas não para a equipe que construiu o carro.

O melhor de tudo é que há uma variedade de pistas off-road dentro do complexo, com trechos de baixa e alta velocidade. Isso foi providencial para finalizar a tempo. Em nosso último acesso ao carro, faltava apenas uma semana para o prólogo do Sertões, etapa inicial que, junto com a Super Prime, define a ordem de largada dos carros.

Primeiros testes e ajustes finais

A expectativa, agora, era pelo comportamento do Triton Ultimate andando forte na terra, começando pela pista mais sinuosa. Giovanni pôs macacão e capacete para ir de carona percebendo aonde melhorar o comportamento do carro enquanto Guiga, ao volante, passava suas percepções. A poeira impressionou, mas o V8 estava pouco eloquente e era possível ouvir o piloto brigando com as marchas.

De volta à oficina, viram que havia algo errado: o mapa do motor limitava a abertura do corpo de borboletas em 70% e o câmbio não estava bom nas reduções. Enquanto um técnico em Orlando, nos EUA, aplicava um novo mapa para o motor via internet, os mecânicos corrigiram um vazamento no diferencial traseiro, trocaram as molas dianteiras por outras com menos carga, reapertaram a alavanca de câmbio e modificaram a posição dos dutos e a potência do sistema de ar-condicionado.

Na segunda saída, o carro já ligou com outro ronco. O vigor na mesma pista era outro e era perceptível que Guiga estava se entendendo com o câmbio. De volta, o piloto confidenciou em um canto: “agora está muito bom, mas não posso deixar que eles saibam para continuarem melhorando”.

Ficha técnica – Triton Ultimate Racing

  • Motor: gasolina, central-dianteiro, longitudinal, 8 cil. em V, 5.0, 32V, 430 cv e 55,6 kgfm
  • Câmbio: sequencial 6 marchas, tração 4×4
  • Direção: hidráulica
  • Suspensão: duplo A (diant. e tras.)
  • Freios: discos ventilados com arrefecimento líquido atrás
  • Pneus: 37×12.5 R17
  • Dimensões:
    • Comprimento: 469 cm
    • Largura: 227,9 cm
    • Altura: 193 cm
    • Entre-eixos: 316 cm
    • Peso: 2.010 kg
    • Tanque: 530 litros
  • Equipamentos: 2 estepes, 2 amortecedores hidráulicos, sistema anti-incêndio, ar-condicionado, freio de mão hidráulico

O Sertões 2024 começa nesta sexta-feira, 23. O Triton Ultimate Racing certamente já passou por mais ajustes ao longo dos últimos dias e noites. A competição começa em Brasília, vai até o oeste da Bahia e retorna à capital do Brasil no dia 31.

Depois disso, a missão será dar continuidade às melhorias para competir no Dakar já no início de 2025 e cumprir a meta de estabelecer esse modelo desenvolvido e fabricado no Brasil no mesmo patamar dos outros. E logo teremos um contato mais próximo com o Triton Ultimate Racing.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

Visualizar notícia
2

Jaguar se rende à cultura woke e é alvo de críticas

Visualizar notícia
3

Cid implica Braga Netto para salvar delação premiada

Visualizar notícia
4

Kassab projeta Tarcísio presidente até 2030

Visualizar notícia
5

Moraes mantém delação premiada de Mauro Cid

Visualizar notícia
6

Putin comenta lançamento de míssil e ameaça o Ocidente

Visualizar notícia
7

O papel dos indiciados em suposta tentativa de golpe de Estado

Visualizar notícia
8

Gonet foi contra prisão de Cid após depoimento a Moraes; militar foi liberado

Visualizar notícia
9

Agora vai, Haddad?

Visualizar notícia
10

Crusoé: Pablo Marçal governador de São Paulo?

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Mandado contra Netanyahu não tem base, diz André Lajst

Visualizar notícia
2

Bolsonaro deixou aloprados aloprarem?

Visualizar notícia
3

Trump nomeia ex-procuradora da Flórida após desistência de Gaetz

Visualizar notícia
4

PGR vai denunciar Jair Bolsonaro?

Visualizar notícia
5

Tarcísio defende Bolsonaro contra “narrativa disseminada”

Visualizar notícia
6

Agora vai, Haddad?

Visualizar notícia
7

"Não faz sentido falar em anistia", diz Gilmar

Visualizar notícia
8

A novela do corte de gastos do governo Lula: afinal, sai ou não sai?

Visualizar notícia
9

Líder da Minoria sobre indiciamentos: "Narrativa fantasiosa de golpe"

Visualizar notícia
10

Fernández vai depor na Argentina sobre suposto episódio de violência doméstica

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!
< Notícia Anterior

Quem vai substituir Zé Neto e Cristiano na festa do peão de Barretos

23.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Hacker brasileiro lidera vazamento de milhões de dados nos EUA

23.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Trump nomeia ex-procuradora da Flórida após desistência de Gaetz

Trump nomeia ex-procuradora da Flórida após desistência de Gaetz

Visualizar notícia
Fernández vai depor na Argentina sobre suposto episódio de violência doméstica

Fernández vai depor na Argentina sobre suposto episódio de violência doméstica

Visualizar notícia
Crusoé: Morales acusa governo boliviano à ONU de violar direitos humanos

Crusoé: Morales acusa governo boliviano à ONU de violar direitos humanos

Visualizar notícia
Peixe do Juízo final surpreende pesquisadores após reaparecer na California

Peixe do Juízo final surpreende pesquisadores após reaparecer na California

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.