Congresso peruano aprova fim da imunidade para parlamentares e presidente
O Congresso do Peru aprovou na noite de ontem, em primeira votação, um projeto que acaba com a imunidade parlamentar -- e vale também para presidente, ministros e membros do Judiciário...
O Congresso do Peru aprovou na noite de ontem, em primeira votação, um projeto que acaba com a imunidade parlamentar — e vale também para presidente, ministros e membros do Judiciário.
A votação aconteceu horas depois de o presidente do país, Martín Vizcarra, anunciar que pretendia levar a proposta a um referendo em janeiro do ano que vem, junto com as eleições gerais no país.
No último sábado, o Parlamento peruano rejeitou uma proposta encaminhada por Vizcarra que acabava com a imunidade dos parlamentares, mas não do presidente da República.
A votação de domingo foi considerada, portanto, uma resposta dos congressistas ao presidente do Peru. O projeto teve 110 votos favoráveis, 13 contrários e nenhuma abstenção. A votação final deve acontecer ainda hoje.
Sergio Moro, no Twitter, elogiou a decisão dos parlamentares peruanos.
“O Peru, onde a Lava Jato teve grande repercussão, é um dos países que mais têm avançado na agenda anticorrupção”, tuitou o ex-ministro da Justiça.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)