Congresso americano intima Trump para depor sobre 6 de janeiro
O comitê da Câmara dos Deputados americana que investiga a invasão ao Capitólio, sede do Congresso, em 6 de janeiro de 2021, intimou, nesta quinta-feira (13), o ex-presidente Donald Trump a prestar depoimento e documentos...
O comitê da Câmara dos Deputados americana que investiga a invasão ao Capitólio, sede do Congresso, em 6 de janeiro de 2021, intimou, nesta quinta-feira (13), o ex-presidente Donald Trump a prestar depoimento e documentos.
A decisão se deu por votação unânime entre os nove membros do comitê, dos quais dois são do Partido Republicano, de Trump.
Essa é a primeira vez que o ex-presidente é requerido em um ano e meio de investigações. O comitê já emitiu mais de 100 intimações e coletou mais de 1.000 testemunhos.
Segundo a NBC News, membros do comitê “reconheceram anteriormente as chances mínimas de Trump cumprir com a intimação”, mas “querem pôr essa medida histórica nos registros públicos”.
A legislação americana determina que descumprir uma intimação do Congresso é punível com um a 12 meses de prisão. Ainda assim, seria preciso que o plenário da Câmara votasse a favor de enviar pedido ao Departamento de Justiça para entrar com um ação.
A invasão de 6 de janeiro decorreu de um comício liderado pelo então-presidente nas proximidades do Capitólio.
Derrotado nas urnas em novembro do ano anterior, Trump incentivou seus apoiadores a protestarem contra a certificação dos resultados das eleições, que ocorreu na sede do Congresso americano naquele mesmo dia.
Leia também:
Trump, em vídeo inédito: “Não quero dizer que a eleição acabou”
Trump planejou marcha que terminou com invasão ao Capitólio, dizem testemunhas
Crusoé: Trump ensaia seu retorno
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)