Conflito no Mar Vermelho causa danos em cabos de internet globais
Perturbações significativas ocorrem em redes de telecomunicações globais após danos em cabos de internet. Informações apontam rebeldes como suspeitos.
Nesta segunda-feira (4), a HGC Global Communications, empresa de telecomunicações de Hong Kong, divulgou que quatro principais cabos de internet no Mar Vermelho sofreram danos. Os problemas causaram interrupções “significativas” às redes de comunicação do Oriente Médio, chegando a afetar 25% do tráfego entre a Ásia e a Europa, além do próprio Oriente Médio.
Prejuízos e relocação de tráfego
A HGC afirma estar trabalhando para redirecionar o tráfego com o intuito de minimizar as interrupções para os clientes e estender a assistência às empresas afetadas. No entanto, até o presente momento, não se sabe como os cabos foram danificados ou quem é o responsável pela ação.
Alerta do governo do Iêmen
Esse incidente ocorre somente algumas semanas após o governo do Iêmen ter emitido um alerta sobre um possível ataque aos cabos de internet. Rebeldes Houthi, apoiados pelo Irã, foram apontados como possíveis agentes desses ataques. Aliás, a mesma facção já provocou perturbações nas cadeias de abastecimento global, ao atingir navios comerciais no Mar Vermelho.
Acusações contra os rebeldes Houthi
De acordo com os relatórios da semana passada do meio de comunicação israelense Globes, os próprios rebeldes Houthi poderiam estar por trás dos danos causados aos cabos. Contudo, o líder rebelde iemenita Abdel Malek al-Houthi negou as acusações, afirmando que eles não têm a intenção de atingir os cabos marítimos responsáveis pelo fornecimento de internet aos países da região.
Redes afetadas
Entre as redes afetadas, estão o Europe India Gateway, um sistema de cabos de 15.000 km que liga a Europa ao Oriente Médio e à Índia, e o Asia-Africa-Europe, sistema de cabos de 25.000 km que liga o Sudeste Asiático à Europa através do Egito.
Espera-se que as empresas prejudicadas possam encontrar alternativas eficazes para minimizar o impacto desta situação em seus clientes e em seus serviços. More to come.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)