Como a Quaresma criou um clássico do McDonald’s
Sanduíche de peixe nasceu de uma aposta entre um franqueado e o fundador da rede

Nos anos 1960, uma queda nas vendas às sextas-feiras chamou a atenção de Lou Groen, franqueado do McDonald’s em Cincinnati, Ohio.
Seu restaurante estava localizado em um bairro de maioria católica, onde era comum a abstenção de carne vermelha nesse dia da semana, especialmente durante a Quaresma. Para atrair os clientes de volta, Groen propôs algo inusitado: um sanduíche de peixe.
A ideia foi levada ao fundador da rede, Ray Kroc, que rejeitou veementemente. “Não quero minhas lojas cheirando a peixe!”, disse. Mesmo assim, aceitou fazer um teste. O sanduíche de Groen, com peixe empanado e queijo, concorreria com uma criação própria de Kroc: o “Hula Burger”, que levava abacaxi grelhado com uma fatia de queijo.
A prova aconteceu em uma sexta-feira. O resultado foi imediato e definitivo: o Filet-o-Fish vendeu 350 unidades. O Hula Burger, apenas seis. Kroc perdeu a aposta. O sanduíche de peixe, por sua vez, se tornou o primeiro novo item a ser oficialmente incorporado ao cardápio do McDonald’s.
Batizado no Brasil como McFish, o sanduíche ainda faz parte do menu da rede mais famosa do mundo.
O McFish permanece como símbolo de como uma adaptação local, motivada por um costume religioso, foi decisiva para ampliar a aceitação do cardápio do McDonald’s no mundo.
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