Comissão da Câmara pede processo criminal contra Trump
A comissão da Câmara dos EUA que investiga a invasão ao Capitólio por apoiadores de Donald Trump (foto), em 6 de janeiro do ano passado, recomendou que o Departamento de Justiça denuncie (acuse formalmente) o ex-presidente por insurreição, obstrução de procedimentos oficiais, conspiração para promover fraude e por declarações falsas...
A comissão da Câmara dos EUA que investiga a invasão ao Capitólio por apoiadores de Donald Trump (foto), em 6 de janeiro do ano passado, recomendou que o Departamento de Justiça denuncie (acuse formalmente) o ex-presidente por insurreição, obstrução de procedimentos oficiais, conspiração para promover fraude e por declarações falsas.
É a primeira vez na história dos EUA que o Congresso pede que um ex-presidente seja denunciado criminalmente. As acusações não obrigam o Departamento de Justiça a tomar nenhuma ação, mas têm peso político, uma vez que Trump planeja ser o nome dos republicanos na disputa pela Casa Branca em 2024.
Em suas declarações finais, a deputada Liz Cheney —filha de Dick Cheney, vice na gestão George W. Bush, e vice-presidente da comissão— afirmou que a atitude de Trump durante a invasão do Capitólio mostra que ele “não é apto para ocupar nenhum cargo”.
Em 6 de janeiro de 2021, apoiadores do republicano invadiram o prédio do Congresso americano para tentar impedir que a eleição de Joe Biden —contestada por Trump— fosse confirmada pelos representantes. O episódio terminou com cinco mortos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)