Comissão da Câmara dos EUA acusa Steve Bannon de desacato criminal
A comissão da Câmara dos EUA que investiga o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio, sede do Congresso americano, aprovou formalmente um processo contra Steve Bannon, ex-estrategista e um dos aliados mais próximos de Donald Trump, por desacato criminal...
A comissão da Câmara dos EUA que investiga o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio, sede do Congresso americano, aprovou formalmente um processo contra Steve Bannon, ex-estrategista e um dos aliados mais próximos de Donald Trump, por desacato criminal.
Alegando estar protegido por “privilégios executivos”, Bannon foi convocado a depor pela comissão na última quinta (14), mas se recusou a comparecer.
O deputado democrata Steny Hoyer, líder da maioria na Câmara, afirmou à CNN que o plenário da Casa votará a acusação de desacato nesta quinta, 21.
Caso ela seja aprovada, o processo será encaminhado ao Departamento de Justiça. Embora a possibilidade de prisão seja remota, o ex-estrategista de Trump —e ídolo da família Bolsonaro— poderá ser punido com multa e até 12 meses de cadeia.
Em janeiro, o então presidente dos EUA se recusava a reconhecer a derrota pra o rival, Joe Biden. No dia 5 daquele mês, véspera da invasão do prédio do Congresso por simpatizantes de Trump, Bannon disse em seu programa de rádio: “Agora estamos à beira do ataque”.
“Vai começar. Vai ser muito dramático”, acrescentou o ex-estrategista, referindo-se a 6 de janeiro, dia em que o Congresso se reuniria para formalizar a vitória de Biden. O tumulto no Capitólio terminou com cinco mortos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)