Começam os depoimentos “abertos” em processo de impeachment de Trump
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos deu início nesta quarta-feira à fase dos depoimentos "abertos" do processo de impeachment de Donald Trump...
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos deu início nesta quarta-feira à fase dos depoimentos “abertos” do processo de impeachment de Donald Trump.
Nesta etapa, as sessões são abertas e transmitidas ao vivo por emissoras de televisão.
Os primeiros a depor nessa nova fase foram os diplomatas William Bill Taylor, ex-embaixador na Ucrânia, e George Kent, vice-secretário adjunto de Assuntos de Europa e Eurásia.
“Ficou claro para mim que os esforços de [Rudolph] Giuliani em torno de investigações politicamente motivadas estavam infectando o relacionamento dos EUA com a Ucrânia, alavancando o anseio de [Volodymyr] Zelensky [presidente ucraniano] por uma reunião na Casa Branca”, afirmou Kent.
Taylor, por sua vez, disse que logo percebeu que “um canal irregular [de comunicação] estava indo na direção contrária dos objetivos da política americana”.
“Eu ouvi um funcionário dizer que havia uma retenção na ajuda de segurança à Ucrânia, mas não soube me dizer por que isso tinha acontecido […] e que nenhum gasto adicional em assistência de segurança à Ucrânia seria aprovado até segunda ordem”, afirmou.
Trump é investigado pela Câmara por supostamente ter tentado influenciar Zelensky a fazer avançarem as investigações envolvendo Hunter Biden, filho de Joe Biden (um dos pré-candidatos do Partido Democrata à Casa Branca em 2020). Hunter era integrante do conselho de administração de uma empresa de gás ucraniana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)