Civis palestinos deixam Jabalia, após quebra da “barreira do medo de Sinwar”
Forças de Defesa de Israel organizam rotas para evacuação em segurança e buscam manter funcionamento de sistemas de emergência em hospitais
Centenas de civis palestinos deixaram na noite de sexta-feira, 18, e ao longo deste sábado, 19, a cidade de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, após a eliminação, na quinta, 17, em Rafah, de Yahya Sinwar, líder máximo do grupo terrorista Hamas, que governou por mais de 15 anos o território onde as Forças de Defesa de Israel reagem ao ataque de 7 de outubro de 2023.
“A barreira do medo de Sinwar foi quebrada”, comentou no X o porta-voz das FDI para o mundo árabe, coronel Avichay Adraee, destacando a “pressão constante” feita por militares e agentes de segurança do Shin Bet, com destruição de estruturas terroristas, para que “os civis evacuassem com segurança da área através de rotas organizadas”.
As forças israelenses, segundo ele, “prenderam vários terroristas”, sendo um deles com “pentes de munições” e uma carta indicativa de seu desejo de alegado “martírio”.
Nas últimas 24 horas, as tropas da 162ª Divisão ainda eliminaram dezenas de agentes do Hamas e apreenderam muitas armas durante a operação em andamento em Jabalia, de acordo com o porta-voz.
“As FDI, através do COGAT (Coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios), continuam a se comunicar com a comunidade internacional e as autoridades de saúde de Gaza para manter o funcionamento dos sistemas de emergência nos hospitais, com a transferência de equipamentos de saúde e de combustível em função da situação operacional, além da evacuação de equipes, pacientes e escoltas”, acrescentou Adraee.
Jabalia fica a 38 quilômetros ao norte de Rafah, a uma distância de 1h16 minutos de carro, pela estrada Salah Al Deen.
Idealizado por Sinwar, o ataque de 7 de outubro de 2023 em território israelense resultou em mais de 1.200 pessoas assassinadas e outras 251 sequestradas e levadas para a Faixa de Gaza, das quais 101 ainda estão em cativeiro.
No Papo Antagonista desta sexta-feira, 18, Felipe Moura Brasil e Duda Teixeira entrevistaram André Lajst, presidente-executivo da StandWithUs Brasil, que comentou a eliminação de Yahya Sinwar, líder do Hamas. Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)