Cinco potências do Conselho de Segurança da ONU prometem evitar guerra nuclear
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China - publicaram nesta segunda (3) um raro comunicado conjunto sobre a prevenção de uma guerra nuclear...
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China – publicaram nesta segunda (3) um raro comunicado conjunto sobre a prevenção de uma guerra nuclear.
O texto está no site da Casa Branca.
“Afirmamos que uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada”, diz o comunicado conjunto.
“Como o uso nuclear teria consequências de longo alcance, também afirmamos que as armas nucleares – enquanto continuarem a existir – devem servir a propósitos defensivos, deter a agressão e prevenir a guerra. Acreditamos firmemente que a disseminação dessas armas deve ser evitada.”
O comunicado não traz novidades sobre um prazo para alcançar o desarmamento nuclear.
Uma conferência para reavaliar o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), em vigor desde 1970, chegou a ser cogitada para começar amanhã (4), mas foi adiada por causa da pandemia.
Pelo texto do TNP, podem ter armas nucleares apenas os países que já as tinham até 1967 – não por coincidência, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
Outros quatro países têm hoje armas nucleares, e não são signatários do TNP: Coreia do Norte, Índia, Israel e Paquistão.
A Coreia do Norte chegou a assinar o acordo, mas se retirou em 2003.
Leia mais:
China ataca acordo que permitirá à Austrália ter submarinos nucleares
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)