Cientistas questionam testes que apontaram eficácia da Sputnik V
Em carta à revista científica The Lancet, um grupo de nove pesquisadores liderado por Enrico Bucci, da Temple University (EUA), aponta o que chamou de "discrepância de dados" e "relatórios abaixo do padrão" na publicação dos resultados de testes da fase 3 da vacina russa Sputnik V...
Em carta à revista científica The Lancet, um grupo de nove pesquisadores liderado por Enrico Bucci, da Temple University (EUA), aponta o que chamou de “discrepância de dados” e “relatórios abaixo do padrão” na publicação dos resultados de testes da fase 3 da vacina russa Sputnik V.
Em fevereiro deste ano, a própria Lancet publicou um estudo preliminar de cientistas russos que apontava eficácia de 91,6% do imunizante contra casos sintomáticos da doença.
“O acesso restrito aos dados dificulta a confiança na pesquisa. Ter acesso aos dados que sustentam os resultados do estudo é fundamental para verificar e confirmar os resultados alegados. É ainda mais grave se houver erros aparentes e inconsistências numéricas nas estatísticas e nos resultados apresentados. Lamentavelmente, parece ser isso o que está acontecendo no caso dos testes de fase 3 da Sputnik V”, diz a carta assinada pelo grupo de Bucci.
“Vários especialistas encontraram dados problemáticos nos resultados publicados das fases 1 e 2. Fizemos várias solicitações independentes de acesso ao conjunto bruto de dados, mas elas nunca foram respondidas”, segue a carta, acrescentando que os resultados provisórios da fase 3 “levantam de novo sérias preocupações”.
A carta do grupo termina do seguinte modo:
“Convidamos os pesquisadores, mais uma vez, a disponibilizar publicamente os dados em que suas análises se baseiam. Também convidamos os editores da The Lancet a esclarecer as consequências de continuar negando o acesso aos dados necessários para avaliar os resultados, caso os autores insistam em negá-lo.”
Em abril, a Anvisa recusou pedido de governadores para importar a vacina russa, o que provocou uma crise diplomática.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)