Ciclone severo ameaça costa Norte da Austrália com rajadas de 165 km/h
Uma tempestade da categoria de ciclone tropical com o nome de Kirrily alastra-se com intensidade na...
Uma tempestade da categoria de ciclone tropical com o nome de Kirrily alastra-se com intensidade na costa norte da Austrália. Levantada à categoria de “severo” nesta quinta-feira (25), a tempestade aproximou-se perigosamente ao longo da Grande Barreira de Corais, marcando o segundo ciclone de mesmo tipo na área desde o mês de dezembro.
Segundo o Departamento de Meteorologia, o ciclone atinge rajadas de vento de até 165 quilômetros por hora, esperando-se o seu cruzamento pela costa perto da conhecida cidade turística de Townsville. Prevê-se também que a chuva intensa acompanhante do ciclone possa causar inundações repentinas no caminho da tempestade, representando um risco potencial de vida para os habitantes.
Orientações de segurança e possíveis consequências
Tendo em vista a situação alarmante, o Departamento orientou que quem se encontra a 100 km ao norte e ao sul de Townsville deve procurar abrigar-se em um local seguro. O primeiro-ministro de Queensland, Steven Miles, reforçou a necessidade de preparação da população, alertando sobre a possibilidade de falta de energia por dias.
“Estamos preparados e prontos para o pior, agora esperamos e torcemos pelo melhor”, pronunciou-se o primeiro-ministro em entrevista coletiva. Acrescentou que foi enviado um reforço de 100 oficiais de emergência para a área afetada.
Alerta de tempestade da categoria três
As tempestades da categoria três, à qual Kirrily foi elevado, estão a dois níveis das tempestades mais perigosas e podem ser altamente destrutivas, causando devastação em caravanas, colheitas e árvores. Este alerta é o mais recente, e ocorre cerca de um mês após a passagem do ciclone tropical Jasper, que causou danos generalizados na região.
Por causa do ciclone, o aeroporto de Townsville foi fechado e os eventos públicos relacionados ao feriado do Dia da Austrália, a ser comemorado na sexta-feira (26), foram cancelados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)