Chuvas catastróficas no Congo deslocam meio milhão de pessoas
Chuvas torrenciais no Congo causam deslocamento de 500.000 pessoas e sérios danos. Saiba mais sobre a situação precári
Em um acampamento improvisado para pessoas deslocadas por inundações na República Democrática do Congo, Cyprien Seka, pai de três filhos, observava ansiosamente seu bebê cochilando no chão de uma barraca lotada e se perguntava se algum dia seria seguro voltar para casa.
Força das águas do rio Congo
Em meados de dezembro, a intensidade das chuvas fez com que o nível do rio Congo subisse ao ponto mais alto dos últimos 60 anos. Como resultado, cerca de 500.000 pessoas foram forçadas a fugir das águas crescentes. “Está quase um mês desde que deixamos nossas casas por causa das inundações … estamos sofrendo,” desabafa Seka que, como muitas pessoas, perdeu quase todos os seus bens na correria para escapar.
Condições precárias em acampamento
Com algumas áreas ainda submersas, cerca de 2.400 pessoas foram amontoadas neste acampamento por semanas. Muitas delas têm que dormir no chão ao ar livre devido à falta de espaço nas tendas compartilhadas. Pansel Moto Pamba, uma avó de 55 anos, compartilha sua dura experiência: “A noite aqui é horrível. Há muitas pessoas espalhadas, amontoadas… é sufocante, você não consegue respirar”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)