China se irrita com escala de presidente de Taiwan nos EUA
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, deu início hoje a uma viagem para visitar a Guatemala e Belize, com escala nos Estados Unidos...
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen (foto), deu início hoje a uma viagem para visitar a Guatemala e Belize, com escala nos Estados Unidos. De acordo com ela, o objetivo é reforçar as relações com os dois países da América Central depois que a China conseguiu estabelecer laços diplomáticos com Honduras, um dos últimos aliados da ilha no continente americano.
Estão previstas no roteiro da viagem duas escalas em território americano: uma Washington e outra em Los Angeles, onde o presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, afirmou que se reunirá com Tsai, o que irritou Pequim.
A China disse que se “opõe de modo veemente” ao encontro e que tomará “medidas firmes” caso a reunião aconteça.
“Se (Tsai) se encontrar com o presidente da Câmara de Representantes, McCarthy, será outra provocação que viola seriamente o princípio de ‘Uma Só China’, mina a soberania e a integridade territorial da China, assim como a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, afirmou Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do governo chinês.
Pequim considera a ilha parte de seu território e pretende retomar o controle dela, inclusive com o uso da força, se considerar necessário. Sob o princípio de “Uma Só China”, nenhum país pode manter relações oficiais com Pequim e Taiwan ao mesmo tempo. No ano passado, como mostramos, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que seu país defenderia Taiwan no caso de uma invasão chinesa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)