China passa na frente da Tesla com carros autônomos
A Expansão dos carros autônomos na China e a preocupação com segurança e impactos no emprego
Se os carros autônomos têm o propósito de facilitar a vida, então o Apollo Go, a unidade de táxis-robôs da Baidu, uma gigante tecnológica chinesa, ainda tem trabalho a fazer. O serviço exige que os usuários encontrem locais designados para embarque e desembarque, similar a pegar um ônibus. Contudo, o Apollo Go tem se provado um sucesso após sua introdução em Wuhan em 2022.
O serviço tem sido amplamente adotado em dez outras cidades chinesas, realizando cerca de 6 milhões de viagens desde o lançamento. Atualmente, 400 carros autônomos percorrem as ruas de Wuhan, com planos ambiciosos de atingir 1.000 veículos até o final deste ano. Carros autônomos são fornecidos por montadoras chinesas, como Hongqi e Arcfox, enquanto a Baidu é responsável pela tecnologia de direção autônoma.
Carros Autônomos e Segurança: Nova Era da Mobilidade
A expansão do Apollo Go reflete o avanço dos carros autônomos na China. Em Wuhan, a maioria dos veículos possui autonomia de “nível quatro”. Isso significa que raramente precisam de intervenção humana, exceto em situações específicas como estacionamentos. Embora ainda haja desafios, a tecnologia continua a evoluir.
Um dos maiores atrativos do Apollo Go é o preço acessível. Um exemplo é uma viagem de 11 minutos que custa apenas 9,84 yuan (R$ 7,61), graças a subsídios da Baidu que cobrem cerca de 60% dos custos. Essa estratégia tem como objetivo atingir o ponto de equilíbrio até o final de 2024 e prever lucro até 2025.
Como a Baidu Reduziu Custos em Seus Carros Autônomos?
A mobilidade autônoma envolve várias despesas, desde manutenção e limpeza até sensores e software. No entanto, a Baidu está avançando rapidamente para reduzir esses custos. Em maio de 2024, a empresa apresentou seu veículo de sexta geração, que custa menos da metade do modelo anterior. Esse desenvolvimento é crucial para atualizar a frota em Wuhan e expandir o serviço.
A maturidade da cadeia de suprimentos ajudou a Baidu a espalhar os custos de desenvolvimento e atualização da tecnologia por mais veículos, tornando o negócio mais sustentável a longo prazo.
O Que Dizem os Taxistas Sobre os Carros Autônomos?
Nem todos estão entusiasmados com o sucesso dos táxis-robôs. Os taxistas de Wuhan, por exemplo, já sentem a pressão. Um taxista observou que a perda de empregos na categoria “já está acontecendo”. Uma empresa de táxi local chegou a publicar uma carta aberta alertando para a ameaça que esses novos veículos representam para os empregos.
Com cerca de 10 milhões de taxistas na China, sendo 7 milhões trabalhando para empresas de transporte por aplicativo, a preocupação é real. Muitos desses motoristas passaram a trabalhar como taxistas após perderem empregos em outras indústrias. A simpatia do governo chinês com essa situação ainda é incerta.
Quais são os Desafios Enfrentados pelos Projetos de Táxis-Robôs?
Enquanto a China avança, outros países enfrentam dificuldades. Por exemplo, a General Motors suspendeu as operações da Cruise, sua empresa de táxis autônomos, após um acidente em San Francisco. A Califórnia chegou a revogar a licença da empresa, que agora planeja relançar o serviço em outras cidades com supervisão humana em 2024.
Enquanto isso, a Tesla adiou o lançamento de seu táxi-robô de agosto para outubro. A empresa também recebeu uma oferta do governo chinês para testar seus serviços no país. Se isso acontecer, é esperado que haja mais descontentamento entre os taxistas chineses.
O avanço tecnológico dos carros autônomos continua a transformar a indústria de transportes. No entanto, desafios relacionados à segurança, custos e impacto no emprego ainda precisam ser resolvidos para garantir uma transição suave e benéfica para todos os envolvidos.
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