China assina declaração que condena guerra na Ucrânia
A China assinou, nesta quarta-feira (16), uma declaração da cúpula do G20 que "condena veementemente" a guerra na Ucrânia, em mais um ato de distanciamento de Pequim em relação a Moscou...
A China assinou, nesta quarta-feira (16), uma declaração da cúpula do G20 que “condena veementemente” a guerra na Ucrânia, em mais um ato de distanciamento de Pequim em relação a Moscou.
“A maioria dos membros condenou veementemente a guerra na Ucrânia e enfatizou que ela está causando imenso sofrimento humano e exacerbando as fragilidades existentes na economia global”, diz o texto.
O documento ainda afirma que o conflito está “restringindo o crescimento, aumentando a inflação, interrompendo as cadeias de abastecimento, aumentando a insegurança energética e alimentar e elevando os riscos à estabilidade financeira”.
Ainda nesta semana, o autocrata chinês, Xi Jinping, já tinha dado indício de afastamento da Rússia, em reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, paralela ao G20.
Segundo nota oficial da Casa Branca, Xi e Biden “reiteraram seu acordo de que uma guerra nuclear nunca deverá ser lutada” e “sublinharam a sua oposição ao uso ou ameaça de uso de armas nucleares na Ucrânia”.
Leia também:
Vídeo: Xi Jinping dá bronca no premiê do Canadá na cúpula do G20
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)