Chefe da agência atômica da ONU visita a Ucrânia
O chefe da AIEA, a agência nuclear da ONU, Rafael Grossi (foto), visitou a Ucrânia nesta terça (29) para começar a dar assistência, incluindo especialistas e equipamentos de segurança, às usinas nucleares ucranianas, aparentemente sem a aprovação da Rússia...
O chefe da AIEA, a agência nuclear da ONU, Rafael Grossi (foto), visitou a Ucrânia nesta terça (29) para começar a dar assistência, incluindo especialistas e equipamentos de segurança, às usinas nucleares ucranianas, aparentemente sem a aprovação da Rússia, informa a agência Reuters.
Desde que as tropas de Vladimir Putin invadiram a Ucrânia, no mês passado, Grossi pediu aos dois países acordo urgente sobre uma estrutura para garantir que as instalações nucleares —incluindo as de resíduos radioativos em Chernobyl e a maior usina nuclear da Europa, em Zaporizhzhia— estejam seguras e protegidas.
Grossi, porém, até agora não conseguiu obter esse acordo ou uma reunião tripartite com a Ucrânia e a Rússia, que ele propôs fazer em Chernobyl —hoje sob controle das tropas russas, assim como Zaporizhzhia. O chefe da AIEA se encontrou com os chanceleres ucraniano e russo separadamente na Turquia, há quase três semanas.
“Acabei de cruzar a fronteira para a Ucrânia, para iniciar a missão de garantir a segurança das instalações nucleares do país”, escreveu Grossi no Twitter. “Devemos agir agora para ajudar a evitar o perigo de um acidente nuclear”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)