Chanceler do Irã alerta EUA para “não intervirem” por Israel
Abbas Araghchi disse que Teerã não se comunicou com Washington antes de disparar cerca de 180 mísseis em direção ao território israelense
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi (foto), afirmou nesta quarta-feira, 2, ter alertado os Estados Unidos para “não intervirem” por Israel após o ataque realizado na véspera.
Em entrevista à televisão estatal iraniana, Araghchi também disse que Teerã não se comunicou com Washington antes de disparar cerca de 180 mísseis em direção ao território israelense.
“Antes do ataque não houve troca de mensagens”, afirmou o ministro. “Nós alertamos as forças dos EUA para se retirarem deste assunto e não intervirem”, acrescentou.
Segundo o chanceler, a mensagem foi retransmitida pela embaixada suíça em Teerã.
Irã ataca Israel com mísseis
O Irã disparou na terça, 1º, cerca de 180 mísseis em direção ao Estado de Israel. Durante o ataque, mísseis iranianos foram avistados sobrevoando a Cidade Velha de Jerusalém, um local de peregrinação para muçulmanos, cristãos e judeus.
“Durante a defesa, nós realizamos várias interceptações. Ocorreram alguns impactos no centro e em áreas ao sul do país“, afirmou o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari.
Este foi o segundo ataque direto do Irã contra Israel neste ano.
Em abril, após o bombardeio de um prédio ao lado de um consulado do Irã em Damasco, na Síria, o Irã lançou mais de trezentos mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos e drones contra Israel.
Quase todos foram interceptados no ar, com ajuda de caças da Jordânia e de aviões e navios dos Estados Unidos.
Alemanha pede que Irã e Hezbollah interrompam ataques
O chanceler alemão Olaf Scholz pediu nesta quarta que Irã e Hezbollah que interrompam imediatamente seus ataques a Israel.
Segundo Scholz, o Irã corre o risco de inflamar toda a região.
“O Irã está arriscando incendiar toda a região — isso deve ser prevenido a todo custo. O Hezbollah e o Irã devem cessar imediatamente seus ataques a Israel”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)