Cerca de 80% dos túneis do Hamas ainda podem estar intactos
Reportagem do Wall Street Journal publicada neste fim de semana revela que, depois de 114 dias de combates, cerca de 80% dos túneis do Hamas ainda podem estar...
Reportagem do Wall Street Journal publicada neste fim de semana revela que, depois de 114 dias de combates, cerca de 80% dos túneis do Hamas ainda podem estar intactos em Gaza.
Desde o início da ofensiva terrestre em Gaza, após o massacre de 7 de outubro, as forças israelenses trabalham para destruir os túneis, mas o progresso é lento em razão da necessidade de mapear e verificar as passagens em busca de armadilhas e de reféns.
O jornal cita autoridades israelenses e americanas e afirma que é difícil avaliar quanto do labirinto subterrâneo foi destruído pelos militares até agora. Alguns túneis foram alvo de bombardeios, enquanto outros foram inundados.
Acredita-se que o líder do Hamas, Yahya Sinwar, e outros comandantes terroristas estejam escondidos em um túnel sob Khan Younis, junto com alguns dos reféns.
Apenas em Khan Yunis, no sul de Gaza, o Exército estima que o Hamas cavou pelo menos 160 quilômetros de túneis em vários níveis, criando um complexo de vários andares.
No início de janeiro, o jornal The New York Times revelou que, segundo altos responsáveis da defesa israelense, a rede de túneis do Hamas em Gaza tem entre 560 e 720 quilômetros de comprimento.
A estimativa do jornal é muito maior do que a avaliação das Forças de Defesa de Israel em dezembro, que afirmou acreditar que a rede teria cerca de 400 quilômetros. Dois oficiais afirmaram ao NYT que há cerca de 5.700 poços separados que levam aos túneis.
Os tipos de túneis do Hamas
Como mostrou Crusoé, há três tipos de túneis na Faixa de Gaza. O primeiro é o dos que foram feitos para viabilizar a entrada em território israelense. O segundo é o que permitia aos terroristas se moverem dentro do território. São menores e comunicam as várias trincheiras.
O terceiro tipo é o de túneis estratégicos, maiores, construídos para ter uma base terrorista, para esconder os líderes terroristas do Hamas e armazenar armamento.
Em 1° de janeiro, o major Rafael Rosenshein, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, revelou a descoberta de um túnel com quatro quilômetros de comprimento e profundidade de 50 metros, o equivalente a um prédio de treze andares. Para percorrê-lo em sua totalidade, é preciso caminhar por 10 minutos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)