CEO de bigtech diz que Inteligência Artificial é superestimada
O fundo Elliott alerta sobre uma possível bolha no mercado de ações da Nvidia, devido ao entusiasmo em torno da IA
O fundo de investimentos Elliott, que gere cerca de US$ 70 bilhões em ativos, levantou preocupações sobre o mercado de ações da Nvidia, alegando que a empresa está envolvida em uma “bolha” e que a tecnologia de IA que impulsiona o preço das ações está “superestimada”. Em uma carta recente aos clientes, a empresa expressou ceticismo em relação à sustentabilidade das compras em massa de unidades de processamento gráfico (GPUs) pela big tech.
Segundo a Elliott, muitas das aplicações atuais da inteligência artificial nunca serão eficientes em termos de custo, consumo de energia ou confiabilidade. Essa análise foi enviada em meio a uma queda significativa nas ações de tecnologia, especialmente entre os fabricantes de chips, que vinham em uma grande alta devido ao entusiasmo dos investidores sobre o potencial da IA generativa.
Ações da Nvidia e a Bolha da IA
A Nvidia tem dominado o mercado de processadores sofisticados necessários para a construção de grandes sistemas de IA, como os utilizados pelo ChatGPT da OpenAI. Gigantes da tecnologia como Microsoft, Meta e Amazon têm investido pesadamente na expansão de suas infraestruturas de IA, com grande parte desse gasto destinado à Nvidia.
No entanto, a ansiedade sobre a viabilidade de longo prazo desses investimentos começa a se fazer sentir em Wall Street. As ações da Nvidia caíram mais de 20% desde o final de junho de 2023, apesar de ainda estarem em alta de 120% no ano e de 600% desde o início de 2023.
Por que a Inteligência Artificial Pode Estar Superestimada?
A carta da Elliott aos investidores destaca algumas falhas percebidas nos usos atuais da IA. As tecnologias de IA nem sempre cumprem as promessas de grande aumento na produtividade e muitas das aplicações práticas ainda não mostraram resultados concretos. A empresa argumenta que:
- Muitos usos da IA não são eficientes em termos de custo.
- Algumas aplicações consomem muita energia.
- A confiabilidade das tecnologias de IA ainda é questionável.
Além disso, muitos dos maiores clientes da Nvidia estão desenvolvendo seus próprios chips concorrentes, o que pode afetar a demanda futura por produtos da Nvidia.
Olhando Além das Big Techs: O Que Dizer sobre Pequenas e Médias Empresas?
Embora as grandes empresas de tecnologia tenham sido as principais impulsionadoras dos gastos em IA, a situação pode ser diferente para pequenas e médias empresas. Estas empresas frequentemente enfrentam desafios únicos ao tentar adotar tecnologias de IA, tais como:
- Restrições orçamentárias que limitam os investimentos em IA.
- Falta de conhecimento técnico e mão-de-obra qualificada para implementar soluções de IA.
- Maior risco associado a novas tecnologias que ainda estão em fase de teste.
Essa diferença no cenário de adoção tecnológica pode contribuir para uma bolha de mercado, especialmente se a adoção entre as grandes empresas não se sustentar.
Quando a Bolha Pode Estourar?
A Elliott sugere que a bolha de mercado envolvendo a Nvidia pode estourar se a empresa reportar números financeiros decepcionantes, quebrando o “feitiço” que mantém o valor das suas ações inflacionado. Até agora, a Elliott tem evitado apostas contra as ações de tecnologia de alto crescimento, pois essa abordagem poderia ser “suicida”.
Desde seu lançamento em 1977, o fundo de investimentos Elliott perdeu dinheiro em apenas dois anos civis, e cresceu cerca de 4,5% no primeiro semestre de 2023. O ceticismo da Elliott em relação à IA ressalta a necessidade de uma análise crítica e cuidadosa dos investimentos em tecnologias emergentes, especialmente em tempos de mercado volátil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)