Celso Amorim, o bombeiro internacional
Celso Amorim (foto), o ex-chanceler de Lula e seu atual assessor para assuntos internacionais, conversou nesta terça-feira (18) com o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan...
Celso Amorim (foto), o ex-chanceler de Lula e seu atual assessor para assuntos internacionais, conversou nesta terça-feira (18) com o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan. A conversa — que não foi incluída na agenda oficial do brasileiro — foi confirmada pela embaixada dos Estados Unidos na manhã desta quarta-feira (19).
Na pauta, estiveram “uma série de questões bilaterais e globais”, como a guerra da Rússia contra a Ucrânia, o combate as mudanças climáticas e proteção do meio ambiente, G20 e “esforços compartilhados para preservar as instituições democráticas”.
A conversa vem também para abaixar o fogo numa semana de caneladas de Lula para os Estados Unidos, o seu principal parceiro econômico no continente. Ao visitar a China, o Brasil deu início a um projeto de transação comercial sem o uso do dólar — com um discurso de Lula sobre o tema. Ao fim da viagem, acusou os EUA de incentivar a invasão na Ucrânia. E nos Emirados Árabes, foi ainda mais incisivo ao afirmar que a Ucrânia é também responsável pela invasão.
Após críticas abertas dos EUA, ontem o petista foi obrigado a recuar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)