Casa Branca exige ação no caso Taylor Swift
Diante da proliferação de imagens falsas em redes sociais, a Casa Branca se posicionou na última sexta-feira, 26, chamando a situação de “alarmante”...
Diante da proliferação de imagens falsas em redes sociais, a Casa Branca se posicionou na última sexta-feira, 26, chamando a situação de “alarmante”. As imagens em questão são montagens feitas por meio de inteligência artificial envolvendo a cantora americana Taylor Swift, que geraram grande repercussão e indignação dos fãs.
Protejam a Taylor: uma mobilização nas redes sociais
Os fãs da artista demonstraram imediato repúdio às falsas fotografias íntimas que circularam pela internet desde quinta-feira, 25. Determinados a barrar o avanço das imagens, eles tomaram o X, rede social anteriormente nomeada como Twitter, com a tag “protect Taylor” (“protejam a Taylor”, em tradução livre), figurando entre os assuntos mais comentados no dia.
Casa Branca: mídias sociais e legislação precisam agir
Em coletiva de imprensa, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, destacou a urgente necessidade de uma ação das plataformas de mídia social para coibir a disseminação dessa forma de desinformação. “Isso é muito alarmante”, reforçou Jean-Pierre, e acrescentou que a administração fará “o que nos for possível para lidar com essa questão”.
Além de chamar a atenção para a responsabilidade conjunta entre empresas de tecnologia para evitar a disseminação de conteúdo falso, a secretária também enfatizou que se faz necessário um posicionamento do Congresso. Sendo assim, Jean-Pierre defende a criação de medidas legislativas específicas para lidar com situações como essa, visando uma maior proteção digital.
Desafio de combater a desinformação
O uso cada vez mais sofisticado da inteligência artificial para criar conteúdos falsos, como as fotos nuas da cantora Taylor Swift, ressalta o desafio representado pela desinformação para empresas de mídia social, legisladores e sociedade em geral. A luta contra a disseminação de tais conteúdos precisa ser constante e envolver uma ampla mobilização institucional e social para garantir tanto a integridade da informação quanto a proteção da privacidade e imagem dos indivíduos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)