Câmara dos Comuns aprova lei para impedir Brexit sem acordo
A Câmara dos Comuns aprovou nesta quarta-feira, em primeiro e segundo turnos, uma lei que impede que o governo do primeiro-ministro Boris Johnson sacramente um Brexit sem acordo com a União Europeia...
A Câmara dos Comuns aprovou nesta quarta-feira, em primeiro e segundo turnos, uma lei que impede que o governo do primeiro-ministro Boris Johnson sacramente um Brexit sem acordo com a União Europeia.
Os placares das duas votações foram praticamente idênticos. Na primeira, a proposta foi aprovada com 329 votos favoráveis e 300 contrários; na segunda, o resultado foi 327 a 299.
O texto ainda terá de ser analisado pela Câmara dos Lordes, mas já é considerado uma enorme derrota de Johnson — que sempre defendeu a saída do Reino Unido da UE, com ou sem acordo, no dia 31 de outubro.
Ainda nesta quarta-feira, durante uma sessão de perguntas e respostas no Parlamento, Johnson já havia sinalizado apoiar a convocação de novas eleições no país. Ele mudou o discurso que vinha adotando até então, contrário à eleição, e fez até um desafio ao líder da oposição, Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista.
Esta não foi a única derrota do premiê britânico nesta semana. Ontem, Johnson já havia perdido a maioria no Parlamento depois que o ex-ministro da Justiça Philip Lee deixou o Partido Conservador e foi para a bancada dos liberais democratas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)