Câmara do Chile aprova abertura de impeachment de Piñera
A Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta terça (9), por 78 votos a 67, a abertura de um processo de impeachment do presidente Sebastián Piñera. A informação é da Reuters. O processo segue para o Senado chileno, onde precisa dos votos de dois terços dos 43 senadores para ser aprovado...
A Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta terça (9), por 78 votos a 67, a abertura de um processo de impeachment do presidente Sebastián Piñera. A informação é da Reuters.
O processo segue para o Senado chileno, onde precisa dos votos de dois terços dos 43 senadores para ser aprovado.
A votação de hoje ocorreu às vésperas da eleição presidencial no Chile, marcada para 21 de novembro. Piñera não é candidato – a Constituição chilena veda a reeleição imediata.
Piñera é acusado de irregularidades na venda de uma mineradora. O vazamento dos chamados Pandora Papers supostamente revelam informações sobre a venda da empresa Dominga em 2010, por meio de uma firma da família de Piñera listada nas Ilhas Virgens Britânicas a um dos amigos de infância do hoje presidente. Piñera exercia naquele momento seu primeiro mandato como presidente.
O vazamento causou polêmica no Chile por sugerir que a venda dependia de um ambiente regulatório favorável. A venda já havia sido examinada pelos tribunais chilenos em 2017.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)