Bukele se declara vencedor em El Salvador com 31% das urnas apuradas
Segundo o Tribunal Supremo Eleitoral, o Novas Ideias, partido de Bukele, estava com 83% dos votos até pouco antes da meia-noite desta segunda-feira, 5
Candidato à reeleição em El Salvador, o presidente Nayib Bukele (foto) se declarou vencedor das eleições realizadas neste domingo, 4, com menos da metade das urnas apuradas.
Segundo o Tribunal Supremo Eleitoral, o Novas Ideias, partido de Bukele, estava com 83% dos votos até pouco antes da meia-noite desta segunda-feira, 5, com 31% das urnas apuradas. A Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) estava em segundo lugar, com 7% dos votos.
Na rede social X, antigo Twitter, Bukele afirmou ter ganhado as eleições com mais de 85% dos votos e pelo menos 58 dos 60 deputados da Assembleia Legislativa do país.
“De acordo com nossos números, ganhamos a eleição presidencial com mais de 85% dos votos e no mínimo 58 dos 60 deputados da Assembleia”, escreveu.
“É um recorde em toda a história democrática do mundo.”
Mais tarde, em um discurso no Palácio Nacional, ele disse que “os salvadorenhos deram o exemplo ao mundo inteiro de que qualquer problema pode ser resolvido se houver vontade de fazê-lo”.
Sem surpresas em El Salvador
Nayib Bukele chegou às eleições de domingo com uma vantagem de quase 75 pontos percentuais, segundo pesquisas recentes, o que torna qualquer oposição a seu governo obsoleta.
Com 42 anos, ele está no poder desde 2019 e é notório por seu autoritarismo e sua popularidade. Ao mesmo tempo que lidera um Estado policial com prisões arbitrárias em massa e 2% da população encarcerada, Bukele é considerado o chefe de Estado mais popular da América Latina.
Desde 2022, El Salvador está em estado de exceção.
Pelo menos 70 mil pessoas foram presas no país acusadas de pertencerem a gangues. Ele também fez uma prisão de segurança máxima na qual mais de 100 detentos são mantidos sem colchões em suas celas.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)